DIA DE REIS

Dia seis de janeiro tem um significado muito importante, encerram-se nesta data as comemorações natalinas. Pela tradição cristã foi nessa data que o menino Jesus recebeu os valiosos presentes dos reis magos. Segundo narra a historia Belchior, Baltazar e Gaspar, talvez eles fossem astrólogos ou astrônomos, naquela época não havia um separação entre as duas definições. Eles estudaram uma nova estrela que apareceu e descobriram através dela que o Messias prometido nasceria nos arredores de Belém. E o mais curioso é que pertenciam a reinos diferentes, e a seguiram. Ela Não os conduziu diretamente ao local do nascimento de Jesus.Mas ao palácio do temível rei Herodes em Jerusalém na Judéia, que ao ouvir rumores das profecias sobre o novo rei que iria nascer, planejava matá-lo. Ao indagarem a Herodes sobre o nascimento do novo rei, ele encheu de preocupação e ódio e recomendou que quando o encontrassem o avisasse, pois queria o adorá-lo também. A estrela que havia desaparecido durante a estadia dos magos no palácio de Herodes apareceu novamente e por alguns dias foi seguida pelos magos novamente, até no dia seis de janeiro quando ela brilhou mais forte reluzindo sobre a gruta cercada por pastores de ovelhas dando glorias e adorando o menino Jesus recém nascido na palha de uma manjedoura. Após a visitação e oferta dos presentes cujos simbolismos nos remetem a fé cristã como narra à bíblia.
São varias as narrativas a respeito da volta dos reis que para desviar do encontro co Herodes deram origem a folia de reis. Seguindo outro caminho anunciando em cantoria o nascimento de Jesus!



 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 06/01/2020
Reeditado em 06/01/2020
Código do texto: T6835857
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.