AS DERROTAS NA VIDA

AS DERROTAS NA VIDA


Nem toda derrota que acontece na vida, deve ser considerada como um fracasso. É importante que façamos do insucesso um motivo para erguer a cabeça, dar a volta por cima e seguir em frente. Muitas vezes nossa derrota é projetada por Deus, através da sua bem aventurança, para que possamos acertar no caminho traçado pelo destino.
Digo isso por experiência própria, dediquei grande parte de minha vida, trabalhando em prol do bem comum de nossa comunidade. Sem qualquer interesse individual almejando tirar proveito pessoal. Foi muito gratificante, ao conviver com pessoas bem conceituadas e cumpridoras do seu dever como profissional. Recebi como recompensa, as melhores lições de vida, foi sem duvida um grande aprendizado. Estive sempre seguro pela mão de Deus. Agi com lisura e honestidade naquilo que me confiaram. O bem comum; é um seguimento movido pela solidariedade, ou seja, é um seguimento que se torna no combustível de sustentação social.
Ao fundarem a Associação comunitária do Engenho do Ribeiro (ACER) em 1986, elegeram-me como seu primeiro presidente.
Convidaram-me para uma reunião composta por lideres da comunidade, e membros da gerencia do Banco do Brasil, agencia de Bom despacho. Qual não foi minha surpresa, estavam como uma chapa pronta para eleger a primeira de diretoria da dita associação, com meu nome encabeçando a chapa. Tentei não aceitar, pois não sabia de nada, nem tinha a mínima ideia de como dirigir uma entidade daquele nível. Mas me convenceram. A carência social falou mais alto do que minha recusa. Estavam projetando a implantação do FUNDEC através do Banco do Brasil. E o nosso distrito foi escolhido. Caso não fundassem a Associação perderíamos o beneficio.
Apoiado pela prefeitura, através dos poderes executivos e legislativos, com um financiamento concedido e supervisionado pelo banco do Brasil, fez um trabalho fantástico na comunidade. Melhorando de forma significativa a vida em sociedade; dentre as obras mais importante destacamos o centro comunitário e o saneamento básico, com o sistema de tratamento de água esgoto, assim também, tantos outros benefícios de cunho social.
Realizações que levou as autoridades políticas, a ver em mim uma forma de angariar votos. Como todos os projetos, cujos recursos financeiros seriam liberados por vias políticas, me obrigaram a lançar minha candidatura ao cargo de vereador. Avisei a esses visionários, que seria inútil, pois política é feita de uma forma que não condiz com minha conduta. Sofri as piores retaliações, injustiça e calunias, por parte dos concorrentes. Inventaram as piores mentiras para me derrotar. Tive uma votação significativa, de gente que realmente sabem discerni o certo do errado e separam o joio do trigo. Mas muito aquém do que seria necessário para me eleger.
Hoje agradeço a Deus por me atender, em meus pedidos, quando em oração coloquei em suas mãos aquele caminho em que eu havia me metido. Um seguimento que nunca foi meu objetivo. Política depende de artimanhas e falsidade e eu não consigo seguir essa meta. Meus amigos tomaram com ingratidão a minha derrota, diante do meu trabalho na comunidade. Mas na verdade foi o que de melhor aconteceu em minha vida, graças a Deus.
Fis um trabalho voluntário na comunidade, que nenhum dos meus adversários conseguiu. Não sou rico, mas consegui sobreviver com dignidade e sem desfazer do meu modesto patrimônio. Ao passo que, os que me pisotearam injustamente contaminados pela mosca azul do poder, tiveram perdas significativas explorados pelos cartolas partidários que após a fonte secar, desapareceu, os deixando com seus encargos financeiros a ver navios. Não aparece um si quer, para lhes estender a mão, ao menos com uma palavra amiga, ou um ombro onde possam chorar pelo leite derramado.

OBS: (imagem arquivo pessoal)







 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 12/06/2020
Reeditado em 12/06/2020
Código do texto: T6974905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.