SÃO AS MESMAS COISAS A FÉ E CRENÇA?

FÉ E CRENÇA SÃO AS MESMAS COISAS?

Por Honorato Ribeiro.

Vamos fazer uma análise sobre o que é realmente fé; o que significa fé? Todo mundo tem fé em alguma coisa, mesmo fora de qualquer religião. Como por exemplo: Eu vou estudar bastante, dia e noite, e passar no vestibular de medicina para ser-me um grande e famoso médico e ser—me médico dos médicos, isto é, professor de medicina. Nada cai do céu e nem Deus faz a pessoa pronta. Todos nós não achamos nada pronto, é preciso lutar, lutar até que alcançar o seu objetivo. Qualquer cientista para chegar a ser cientista ele passou primeiro pelas mãos da professora primária. Teve o seu primeiro livro o A B C, este é o livro mais difícil. Ah! Meu Deus, quantas vezes eu recebia palmatória que as minhas mãos sofreram, quando o meu pai pegava um papel e fazia um buraco nele e colocava sobre a letra e perguntava—me: Que letra é esta? E esta? E esta outra? Se não soubesse as mãos sofriam. Era a pedagogia da palmatória e a régua na cabeça. E vinha o castigo para dar a lição sem gaguejar. Ler com pontuação. Sou daquele tempo da pedagogia da palmatória e o castigo que ficava na escola até que desse a lição, senão não iria pra casa almoçar. E a obediência e o respeito para com os professores eram maiores do que mesmo aos pais da gente. Sou do tempo de cantar o b com a beabá, um b com é b é bé... Sou do tempo da Cartilha do Povo e dos livros do primário de Felisberto de Carvalho. E da tabuada, e no sábado a sabatina. Quando não soubesse responder o 4x4 nove fora rapidamente levava o bolo na mão que ficava vermelha e quem dava era o colega e ninguém partia para descontar ao sair da escola. Hoje tudo isto é proibido e acabou o respeito aos professores e professoras, além disto, o professor hoje ganha mal; naquele tempo quem era professor, professora ganhavam equivalente hoje 4 salários mínimos. E eram respeitados pela sociedade que os tinham como intelectuais. E eram mesmo. Hoje está tudo de: do que faz de conta que ensino e que faz de conta que aprendo e empurrando com a barriga. Lembro—me de dona Branca Viana, grande professora, dona Elizabete Saldanha e o professor Otávio Samuel dos Santos. Quem foi aluno destes professores, hoje são formados em faculdades e são, talvez escritores, jornalistas... e muitos fazem parte da Academia de Letras. Agora explicarei o que é fé. Fé é um dom de Deus gratuitamente. Ninguém tem fé se não vier de Deus. E fé sem as obras por si só são mortas. Mostre—me a sua fé sem as obras e eu lho mostrarei a minha fé com as obras de caridade. Exemplo: São Francisco de Assis e irmã Dulce. Agora vou explicar o que é crença. Crença não é crendice e nem fetichismo religioso. Crença é acreditar na luta do dia a dia e vencer as adversidades da vida. É crer deveras que irá vencer e chegar a realizar o sonho sonhado de ser alguém na vida. Foi o meu caso. Sempre sonhei de ser-me um excelente músico e tocar com perfeição vários instrumentos e um dia ser-me professor sem frequentar nenhuma faculdade. Tornei—me um autodidata em várias profissões: Marceneiro, padeiro, pescador, corrijo qualquer redação de alunos até de faculdade, e hoje me tornei escritor e poeta.

hagariibeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 25/08/2020
Código do texto: T7045752
Classificação de conteúdo: seguro