O que se aprende na Alemanha

A primeira coisa que aprende é respeito pelas: pessoas, animais e natureza.

A segunda foi respeitar: as leis e as regras.

Quando você vive em outro país, você tem se comportar e agir como as pessoas do país, pois você está na terra, nas leis e nas regras deles.

Brasil e Alemanha são países muito diferentes. A primeira coisa que você observar quando você chega aqui é no Aeroporto é o silêncio. Aqui só se grita, a não ser se alguém está em perigo. O silêncio é respeitado, você não fala alto em lugar nenhum e os meios de transporte não buzinam. Tudo é silencioso. Se alguém faz barulho depois da hora prevista das regras no seu edifício. A polícia vai bater na sua porta, se por acaso você estiver dando uma festa, ela vai ter que acabar na hora. Se for outro barulho, você vai ter que fazer silêncio.

A segunda coisa é o respeito pelo os horários. Se você marca com alguém na rua, pode ter certeza se você não chegar na hora, a pessoa não vai te esperar, principalmente se for inverno em que a temperatura lá fora é de dois a menos dois graus, às vezes pode ir até a menos dezessete graus e você não aguenta ficar fora muito tempo. No trabalho você é obrigada a chegar cinco minutos mais cedo do seu horário de iniciar para tirar: casaco, a sua bota, ir ao banheiro e se preparar para o expediente.

As leis na Alemanha são cumpridas, porque há um controle, uma conscientização da população, existem placas com as regras, em todos os lugares. Também não tem nada a haver se você é: branco, preto ou amarelo, de qualquer religião, nacionalidade, profissão e idade ou classe social.

Aqui ele tem três verbos: “ Ich kann das machen?”(können = poder) “Eu posso fazer isto?”

“Ich darf das machen?” (dürfen = ter licença)“Eu tenho licença de fazer isto?”

“Ich muss das machen?”. “Eu sou obrigado a fazer?”

Lembro-me que uma vez a Angela Merkel, a primeira ministra da Alemanha, pela última vez que visitou o Brasil em que estava a Dilma no poder, ela disse para a Dilma, que ela tinha que cuidar da corrupção, um país corrompido é um país sem futuro, sem leis, sem segurança, sem educação e sem saúde. É um veneno para sociedade que dilacera o país como fosse um câncer, não faz o país crescer, só os bolsos de aproveitadores.

É a tal propaganda do Gerson jogador de futebol, “Tirar vantagem em tudo”. Tirar vantagem não é bonito é terrível. É usufruir do direito do outro. O seu direito acaba, quando começa o do outro. A sua liberdade acaba, quando começa do outro.

Todos nós temos mesmos direitos e deveres, ninguém é melhor do que o outro, seja qualquer adulto. Para mim um político, um presidente, um governador, um prefeito, um juiz, não importa a importância ele tem, dever dar o exemplo para o povo, sendo correto nas suas ações, palavras e comportamentos. As suas responsabilidades são maiores do que qualquer um outro cidadão e ele está servido ao seu povo, a sua pátria, ele é um empregado da nação. Não está no cargo para servir a sua conta bancária.

Vamos falar em corrupção. Aqui há muita pouca porque há controle de todas as partes da sociedade. Um político corrupto ele só vai ser político até se descobrir seja pela imprensa ou pelo controle do próprio governo. Se há indicio de corrupção, imediatamente é investigado. O corrupto é imediatamente destituído e nunca mais pode voltar a política. Você nunca mais ver aonde for a fisionomia da pessoa. Ele tem que voltar a trabalhar no que ele fazia antes e de for algo muito grave receber uma enorme multa e uma pena na prisão. Vou dar o exemplo do Diretor do Club de Futebol do Bayern. Ele sonegou o imposto de renda, recebeu uma grande multa de milhões e prisão.

Ficou na cadeia comum, pois aqui não existe cadeia especial.

Existe um ditado na Alemanha que se diz: “Confiar é bom, controle é melhor.”

Agora está um grande processo com os chefes das fábricas de carros, pois eles corromperam os dados de emissão de gás carbônico dos veículos a motor. Todos eles estão na cadeia com nível superior, sem vantagens e sem regalias. Se você aqui transgrede a lei, você tem que arcar com as consequências que é pagar a multa que na maioria é muito cara e o encarceramento.

O Brasil deveria fazer:

Primeiro: corrupto teria que pagar o preço da sua corrupção em dobro, se ele levou um milhão tem que pagar para o país dois milhões.

Segundo: obrigatório sair da vida pública e nunca mais haver a possibilidade de retorno.

A Imprensa no Brasil não é realista nem neutra. Ela só pode agir corretamente a partir ter nenhum envolvimento político e econômico. O ela anuncia para a população é a sua ideologia, que não é a verdade da realidade. Ela necessita dar a informação correta e distante das suas convicções. “Fato é fato” doa a quem doer. Para mim isto não é uma imprensa é sim um fábrica de manipulação da massa e uma forma querer tirar vantagem.

O que me incomoda muito no Brasil o fato da educação. Sou muito velha, estudei de mil novecentos e setenta e um quando comecei a primeira série até mil novecentos e setenta e seis quando terminei a universidade. Naquela época a escola primária do governo era a melhor, aprendi a escrever e a ler e saí alfabetizada na primeira série e depois até a quarta com os conhecimentos básicos para a vida. Hoje em dia se encontra pessoas na universidade que são analfabetas.

Lembro-me que a gente dizia que escola particular era ” Papai pagou passou”.

Quando entrei para dar aula no município em mil novecentos e setenta e três, havia turmas especiais, para alunos com dificuldades: de raciocínio, dificuldades visuais, auditivas e motoras. Em mil novecentos e oitenta e quatro não existia mais. O aluno especial tinha uma assistência especial. Um governador disse que todo mundo era igual. E as pessoas deficientes não tinham mais o atendimento especial dentro das suas dificuldades. Nivelaram por baixo e não por cima, um grande erro. A educação passou a ser o que é hoje de mal a pior. Só se salvam as escolas militares e o ensino caro particular de algumas escolas.

Aluno não tem que querer ou não querer, eles têm que fazer. Primeiro na sala de aula tem que ter disciplina, sem ela não se chega a lugar nenhum. Aqui na escola primária o aluno tem que sentar, calar a boca e escutar. Se ele quer dizer alguma coisa ele tem que levantar o braço e esperar o professor dizer que ele pode falar. Assim ele pode expor o que quer e há o respeito primeiro com os colegas de classe, segundo com o professor e terceiro para com ele mesmo, pois é assim que ele aprende dar respeito.

Nas universidades brasileiras plantam maconha, picham as paredes, fazem sexo, ensinam ideologia política, isto aqui não existe. Aqui você vai a universidade para aprender uma profissão acadêmica e você precisa estudar muito, pois as provas não são fáceis. Imagina aqui é Vorlesung(aulas por palestras) você vai ou não, seu problema. No final do semestre você tem que fazer as provas (Prüfung) se você passar nas provas ótimo, você continua, senão você não passar, você vai voltar para casa e tentar fazer outra profissão. Eu penso que assim funciona, pois, o estudante que não quer estudar, dá espaço ao estudante que quer e é aplicado.

Outra coisa a peneira funciona o tempo todo, quem estuda é bom, vai para frente, quem não estuda fica ou faz algo que é mais fácil, dentro das suas possibilidades. A educação na Alemanha é gratuita, desde a primeira série até a universidade. Existe escolas privadas, mas os alunos no final do curso têm que as mesmas provas, pois, elas são para todos, passou bem não passou faz de novo ou vai para uma escola de nível mais baixo.

Depois da quarta série existe três tipos de escola o Ginásio que vai até a décima segunda e terceira série e no final, você passando nas provas que é dada para o pais inteiro, dependendo da sua nota e da sua capacidade, isto é o resultado do seu curso anterior, você pode ir para a universidade que você quer. Às vezes você é obrigada a estagiar antes para ver se é mesmo o curso que você vai querer estudar. Depois da universidade feita, a nota do seu diploma que vai dar a chance de você conseguir um bom emprego. Aqui a melhor nota é um e a pior é seis, com esta você não passa nem com cinco. Para conseguir vaga na universidade de Munique em medicina você precisa ter a nota 1,0 senão você não entra.

A “Realschule” que são apenas da quinta a décima série que você sai com um nível para fazer qualquer curso técnico profissionalizante e se quiser continuar pode estudar mais dos anos e ir para universidade depois de passar pelas provas do “Abitur”( segundo grau).

Por fim a “Hauptschule” que vai da quinta série até a nona série e depois pode fazer um profissionalizante. Para abrir o seu próprio negócio você precisa alguns anos de experiência e o curso de “Meister” que leva um ano.

Vamos falar em saúde, aqui o sistema é privado, você pode ter um seguro pelas leis do governo, mas o governo não tem nem médicos nem hospitais, ele só fez as regras. O seguro de saúde privado quando você é jovem você paga menos e conforme você vai ficando velho você paga a mais. O outro é o contrário enquanto você trabalha o empregador tem que pagar a metade e você a outra metade. Quando você fica velho ou se aposenta você paga com sua aposentadoria a metade e a outra metade o instituto de aposentadoria paga. Eu não entendo no Brasil porque você tem que pagar os dois? Se você tiver que escolher, então você poderia pagar somente um, o que te convém, diminuir o número de pessoas que utilizam o sistema do governo, dando mais chance para aqueles que realmente precisam.

O brasileiro é contra a privatização. Ela melhora o serviço, por que tem concorrência e a qualidade de atendimento.

“Alguns veem a empresa privada como um predador a ser abatido, outros como uma vaca a ser ordenhada, mas muito poucos a veem como um poderoso garanhão puxando a carreta.” Willian Churchill

Tem acaba com cabide de emprego. Você trabalha bem você fica no seu trabalho, não trabalha, vai arranja outra coisa que você se sente melhor, sem estresse. Tinha que ter avaliação de todos os funcionários públicos e com contrato é bom fica, não é bom sai. O consulado brasileiro daqui funciona das dez horas as treze horas, segunda, terça, quinta e sexta e quarta das quatorze as dezesseis. Funcionário público tem que trabalhar oito horas de segunda a sexta. Primeiro ele está servindo ao seu país, ele tem responsabilidade para com a população e ele é um empregado do povo. Trabalhar para o governo não é para tirar vantagem e sim para servir os seus cidadãos, em que o próprio funcionário é um deles e por isto ele tem que dar o exemplo.

As patentes maiores da polícia no Brasil estão envolvidos com a máfia de drogas. Se fosse aqui, estava, fora do sem cargo sem retorno, receberia um grande processo nas costas com encarceramento e perderia todos os seus direitos já adquiridos. Criminoso é criminoso. Assim, que funciona um país sério.

O Brasil um país continental, com tantos recursos, um clima que se pode plantar o ano todo, poderia ser, ou vai ser o celeiro do mundo. Todo mundo quer vida boa, sem trabalhar, tirando vantagem sem estudar. Se vai para frente se você não estudar, se você não se esforçar, se você não trabalhar. O seu trabalho tem que ser perfeito, tem que ser o melhor, você tem que dar o que você tem de melhor.

A Mercedes Benz é um dos melhores carros do mundo. A mentalidade de um alemão é bem diferente de um brasileiro. Aqui quando você faz um trabalho, você quer reconhecimento da sua capacidade, você tem disciplina e você tem prazer em ter feito o melhor. Por isso os produtos alemães são mundialmente conhecidos como de ótima qualidade. É isso que faz um país crescer.

Para que tantos políticos, um por estado bastava. Para que duas casas Câmara e Senado? Uma bastava? Para que no Supremo Tribunal de Justiça tem trinta e três membros, bastaria três. Sem regalias e ajuda qualquer. Fazendo concurso público por cinco anos de contrato, terminou tem o direito de fazer o mesmo concurso, eles têm que servir ao país, não seus bolsos, não aos corruptos. Tem que analisar, seguir corretamente a constituição e não interpretar a favor de qualquer cidadão, mas o que está na lei.

A Alemanha só tem sete membros e é por concurso público, currículo e conhecimento no assunto. Tem que sabe as leis e tem que faze-las cumprir.

“A atitude é uma coisa pequena que faz uma grande diferença.” Willian Churchill

Acabem com as regalias de todos: políticos, juízes e funcionários públicos. Eles não estão fazendo nenhum favor aos cidadãos, eles são eles têm que cumprirem com as suas funções servindo ao povo, eles são empregados do povo, eles devem satisfação não as suas contas bancárias e sim ao povo. Nada de passagem aérea, secretária, carro particular com motorista, ajuda ao terno, a educação, seguro de saúde privado, alimentação grátis, caviar, champanhe francesa, vinhos franceses ou internacionais, cantina neles, pague o que comem.

Aqui os políticos pagam a sua comida, a sua moradia, os únicos que tem carro com motorista é a primeira ministra e o presidente quando fazem algo oficial, como ir trabalhar, ou coisas do ou para o governo. Aonde se vi esbanjar o dinheiro suado dos brasileiros. Enquanto eles têm isto, os trabalhadores não têm saneamento básico, educação, saúde, segurança e transporte.

Ser político ou estar num cargo no governo deveria significar está servindo ao povo e a nação. Acho também que para ser um político precisa um conhecimento das leis, da constituição e do sistema do governo.

Aqui se você quer ter o passaporte alemão, você precisa ter um mínimo do conhecimento da língua alemão em que você tem que ter o nível B2 isto é você precisa fazer uma prova escrita que consta de um texto com interpretação e gramática, redação, prova oral em que você precisa conversar com dois professores e uma prova auditiva em que você escuta e tem que dizer o que você entendeu e responder a perguntas. Para trabalhar aqui sem isto, você não tem nenhuma chance, você não vai conseguir nenhum trabalho descente, além disso tem uma prova de conhecimento do regime político e do sistema da Alemanha.

Vamos falar de socialismo e comunismo. Tenho experiência no que eu falo. Se o comunismo fosse bom por que os políticos que são deste partido, já que o nosso país é democrático, não emigram para: Cuba, China, Venezuela, Coréia do Norte, Bielorrússia, talvez para Rússia e para a Turquia, que são democráticos entre “aspas”, pois os opositores do governo, a impressa são aprisionados ou mortos e o não podem falar a verdade.

“O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesses; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias.“ — Winston Churchill

“O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria.“ — Winston Churchill

O comunismo ele atende a pequena parte do povo que está no poder, como uso da força. China não tem ZAP, não tem liberdade, eles fecham uma cidade, enclausuram as pessoas, sem os seus direitos. O comunismo nivela por baixo e que está no poder tem todas as regalias e o povo nenhuma.

Lembro-me das palavras de Churchill:

“Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.”

Dora Bonacelli
Enviado por Dora Bonacelli em 12/02/2021
Código do texto: T7182745
Classificação de conteúdo: seguro