CUIDADO COM A LÍNGUA.

A LÍNGUA PODERÁ COLOCA FOGO NO MUNO.

Por Honorato Ribeiro.

UM AMIGO VEIO ME AVISAR.

Para onde você vai, Honorato Ribeiro? Respondi: Tomar banho no rio, por quê!? Não vai não. Toma banho aí em sua casa, pois o Berto está armado e disse que hoje você irá morrer. E eu respondi—lhe: Mas eu nunca fiz mal a ninguém, tampouco a ele. E ele respondeu-me: Sei disto, mas lhe aconselho que não vá. Tome banha aí mesmo para evitar ser morto. Mas contaram ao meu irmão Urcelino, conhecido por Celino e ele sempre nunca teve medo de valente nenhum, pegou uma redonda (Redonda era uma peça de espreguiçadeira) e colocou escondida numa perna das calças e fui para o cais. Chegando lá viu o tal Berto e disse-lhe: Por que meu irmão Honorato não veio hoje tomar banho, Berto? Ele nunca deixou de tomar banho uma hora desta! Mas eu soube que tinha aqui um valentão armado, para matar meu irmão, mas eu não tenho medo de valentão, trouxe aqui esta redonda para quebrar a cabeça do valentão. E mostrou a redonda para ele. Ele ficou calado e deu o fora. A história é que eu era maestro do Clube Cultural Recreativo Dois de Julho e tocava sax alto e também era o cantor de boleros que estavam em sucessos, dos cantores: Anísio Silva e os sambas de Nelson Gonçalves, Miltinho e outros cantores. Dez anos eu fiquei sendo maestro neste Clube da elite. Mas eu desisti de tocar e convidaram o Berto, mas ele não tocava bem e nem cantava bem. Os sócios foram à festa e viu que não era como no meu tempo e cada um foi saindo, moças e rapazes, casais e o salão ficou sem ninguém. Ele parou de tocar e disseram a ele que eu tinha feito propaganda para que ninguém fosse à festa. Coisa que eu nem em pensamento pensei. Não me interessava mais tocar. Mas os fofoqueiros têm língua perversa criaram e contaram a ele que eu tinha feito um movimento para que ninguém fosse à festa daquele Clube. Não foi verdade. Nunca falei e nem me interessava a tocar mais. Parei definitivamente até de fazer seresta. Foi assim que eu fui estudar teologia e me tornei professor e teologia até hoje. Passei a ensinar música de cavaquinho e de violão. Mas eu entreguei a Deus tudo que falaram contra mim e venci. Tornei—me mais valioso e passei a escrever livros, principalmente livros da História de Carinhanha, dos tempos dos jagunços e da rixas políticas. Vendi bastante. Mas hoje eu só escrevo coisas religiosas, isto é, a História do povo de Deus, antes de Jesus Cristo e depois de Jesus Cristo ser crucificado na cruz como um intruso. Escrevo quem é e quem não é cristão. Falo que Jesus Cristo e seus apóstolos nunca falaram a palavra IGREJA e nem nunca ouviram. A instituição de Igreja Católica Apostólica surgiu no século IV como oficial: clero, padre, bispo, cardeais, papa e a cidade do Vaticano. Jesus e seus apóstolos não conheceram nada desta organização religiosa. E posso afirmar: Não existe mais cristão em lugar nenhum. São pagãos batizados, mas as ações são de paganismo. Claro que todas as regras têm exceções. Existe muita gente séria, que são verdadeiros cristãos, tanto dentro da igreja como fora dela. Mas conta—se de dedo, pois a má política afasta muita gente de ser cristão. Para conhecer mesmo um cristão é aquele que não lhe interessa a vida de ninguém e nem de política nenhuma. Vota em quem quiser e ponto final.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 18/09/2021
Código do texto: T7345236
Classificação de conteúdo: seguro