Educação mental

Hoje eu vi uma pessoa querida de cabeça baixa: - Estás lembrando o que? arguí. – Por que, perguntou ela triste, está na cara que estou lembrando algo? – Sim, respondi, está! Sua cabeça está baixa, na posição de quem está lembrando algo muito sofrido e isto está te maltratando muito. A responsabilidade por esta dor é tua.

Deseducamos a nossa mente sempre que a deixamos fazer o que quer. Ela existe para fazer o que queremos, o que a alma deseja. Se a deixamos fazer o que quer ela age como uma criança, sem limites. No trabalho para mantermos o nosso centro no seu devido lugar, o esforço precisa ser contínuo e intenso.

Comparo o nosso sistema com uma carruagem, onde os cavalos são a energia vital, o carro o corpo, o passageiro a alma e o cocheiro a mente. Se o cocheiro fizer o que quer, o passageiro jamais vai chegar aonde deseja. Se os cavalos forem indisciplinados nunca corresponderão às necessidades dos outros dois.

A necessidade da disciplina é uma constante em nossas vidas. Sem ela jamais chegaremos a lugar nenhum. A primeira coisa que precisamos disciplinar em nosso ser é o corpo, para podermos domar a nossa energia vital, depois precisamos educar a nossa mente, para que nos leve aonde precisamos ir.