MALDADE GRATUITA - 'O acerto de contas'

MALDADE GRATUITA

‘O acerto de contas’

Ricardo De Benedictis

Certa feita conversava no balcão da loja de um amigo aqui no bairro, que me segredou algumas façanhas, digamos, no mínimo muito estranhas.

Ele gostava de contar vantagem, mas até aí, conheço vários que o fazem ou fizeram nos muitos anos da nossa convivência.

Ora por diante vou chamá-lo de Ziltinho para não dar na pinta de quem seja, vez que acaba de nos deixar.

Ele era engraçado, forte, e na sua porta não passava uma mulher bem dotada de glúteos que ele não a acompanhasse com os olhos até que dobrasse a esquina. Depois comentava: “Eta morena boa. Se cair aqui eu traço”.

Numa dessas manhãs ele me abordou e passou a contar histórias passadas. Uma delas vou repassar para os incautos!

- Você conhece fulano?

Mesmo antes de responder se sim ou não, ele emendou.

- No São João ele passou aqui em casa para tomar um licor e trouxe um amigo dele que eu nunca tinha visto. Você sabe, o cara vem beber de graça em minha casa e ainda me traz um Zé Mané qualquer para detonar meu licor. Todo o ano ele faz isso, sempre trazendo pessoas desconhecidas. E não era ele só que fazia isso. Eu ficava puto, mas fazer o que? O cara vinha na cara-de-pau, amigo! Aí eu passei a usar uma tática que um amigo me ensinou. Preparava um licor especial para esse tipo de amigo não voltar mais e pronto.

Mostrei-me curioso para saber que licor era esse e ele não se fez de rogado:

- Vou lhe dar a receita, cara: Pegue ½ lt de álcool comprado na bomba, 200 ml de xarope de jenipapo, 200 grs. de pimenta malagueta e pimenta de cheiro batidas no liquidificador com óleo de fritura trans. Junte, bata tudo e deixe curar por um mês. Aquele que beber não volta jamais! Alguns deles eu soube que adoeceram, mas como não eram amigos não me interessei em saber o fim que tiveram. Que se lasquem.

E arrematou: “Vão beber de graça no inferno. Você quer experimentar meu licor, mas o que tenho aqui é do bom”!

Lógico que declinei do amável convite.

E agora que o Ziltinho partiu dessa pra melhor, espero que a recepção lhe tenha sido à altura das suas bondades juninas.

E que haja licor onde ele estiver!

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 21/01/2024
Reeditado em 21/01/2024
Código do texto: T7981382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.