Projeto Musical em Jacobina

Falar desse projeto idealizado por Ubirajara, o querido BIRA, um guerreiro incansável na luta pela melhoria da qualidade de vida através das manifestações culturais; Paulinho, o nosso músico e cantor, que tantas vezes, nos agraciou com o seu canto no pátio da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) Campus-4, e nas casas noturnas de Jacobina e o José Vieira que apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sei que é uma pessoa comprometida com a arte e a música, é um imenso prazer.

Esse projeto só não parou definitivamente, porque BIRA, sem nenhum constrangimento correu atrás de patrocinadores e, diga-se de passagem, conseguiu com a iniciativa privada, que não se nega em colaborar para a expansão e aprofundamento dessas manifestações culturais, realizadas no espaço público da praça da Matriz na cidade de Jacobina. Os seus companheiros da jornada inicial (Paulinho e José Vieira) tomaram por motivos superiores, caminhos diferenciados e você, meu amigo, ficou aqui, em Jacobina, na batalha procurando de todas as formas valorizar, tornar conhecido o artista dessa terra maravilhosa, terra essa, que me acolheu com tanto carinho e a qual devo tanto! Assim, como devo a você a divulgação, arranjo e trabalho que tem realizado com a minha música intitulada Liberdade, hoje gravada por Joyce e Daniel seus amigos e meus também, participantes da extinta banda "PAIABINA", a qual você comandava.

Você e os músicos da sua banda acreditaram em mim e na força da música, antes tão rejeitada por outros músicos.Lembra Bira? Foi no ensaio da banda para o lançamento do meu livro, Poemas para a Cidadania, no auditório da UNEB, que brincando lhe falei da música e você sugeriu que eu a cantasse. Não me fiz de rogada, estava mesmo esperando uma chance para mostrá-la para alguém que a quisesse escutar, depois de tantas decepções... Achei o máximo você me ouvir cantar. Quanto incentivo você me deu! Obrigada de coração a você, meu amigo, Simone sua mulher, grande mulher, companheira incentivadora, sim, pois, dela também recebi apoio.

Pena que o poder público de Jacobina não faça parte do bloco de instituições e pessoas que patrocinam um trabalho tão importante para a cidade em vários aspectos: social, cultural e político entre outros. Talvez não compreenda quão relevante poderá ser o trabalho desenvolvido pelo Projeto Musical para jovens e adultos. Chamo a atenção quanto a cooperatividade, sociabilidade, conhecimento de mundo, da história; da construção de novos paradigmas para a sociedade jacobinense e em torno. São tantos os males que permeiam o corpo social dessa nação... Que uma iniciativa desse teor deveria ser abraçada por todos que desejam um mundo melhor, longe das drogas, prostituição, violência. A boa música e a arte, além de outras atividades, atenuam os vícios e comportamentos nocivos, agem como elementos de prevenção. É de fato, um bom investimento.Que os donos do poder pensem nisso. Porque é bom ver o povo na praça, aos sábados, cantando, aplaudindo, ouvindo histórias de vidas, dançando...Enfim,trocando energias positivas e se socializando.

Quanto a mim, só posso desejar-lhe muita paz e sapiência para lidar com as adversidades que aparecem costumeiramente em seu caminho. Todo lutador sabe que é preciso caminhar embora, muitas das vezes, seja difícil fazer se compreender. De pessoas como você e seus colegas é que a nossa cidade precisa, verdadeiros agentes transformadores da realidade, agentes sociais voluntários, que mesmo sem grandes projeções e ganhos financeiros, objetivam proporcionar alegria, prazer e interação para o povo que vive sequioso de lazer e entende que o ser humano não é máquina e precisa associar diversão com conhecimento e isso esse projeto musical se propõe. SUCESSO!