VERBOS QUE PEDEM A PREPOSIÇÃO "A"

Þ O antecedente de uma preposição é sempre um verbo, um nome (substantivo ou adjetivo) ou um advérbio. Entre as preposições o [a] é das mais frequentes. Para facilitar a redação, relacionei um bom número de verbos que solicitam a preposição [a]:

[Abraçar-se] [aconselhar] [acrescentar] [acudir] [aderir] [administrar] [aferrar-se] [agradar] [agregar] [ajustar] [ajustar-se] [aliar] [alinhar-se] [aludir] [anunciar] [apegar-se] [aplicar] [aplicar-se] [apoiar-se] [apresentar] [arrancar] [arrojar-se] [aspirar (pretender)] [assemelhar-se] [assistir] [associar] [associar-se] [atar] [atear (fogo)] [atender] [atentar] [atribuir] [augurar] [autorizar] [avisar] [avocar] [bastar] [beber à saúde] [brindar].

[Caber] [causar] [ceder] [chamar] [chegar] [cheirar] [colar] [começar] [comparar] [competir] [comunicar] [conceder] [concorrer] [conduzir] [conferir] [contar] [continuar] [contrapor] [converter] [convidar] [correr] [corresponder].

[Dar] [dedicar] [dedicar-se] [deixar] [desagradar] [descer] [destinar] [determinar] [devolver] [dirigir-se] [distribuir] [ditar] [dizer] [ensinar] [enviar] [escapar] [escrever] [explicar] [expor] [Falar] [faltar] [forçar] [franquear] [fugir].

[Impor] [importar] [incumbir] [indicar] [informar] [interessar] [ir] [jurar] [lançar] [lembrar] [levar] [ligar] [mandar] [mentir] [meter] [meter-se] [ministrar] [mostrar] [negar] [narrar].

[Obedecer] [obrigar] [obrigar-se] [observar] [obstar] [obviar] [ocasionar] [ocorrer] [oferecer] [ofertar] [oficiar] [opor] [opor-se] [orar] [ordenar] [outorgar].

[Pagar] [parece] [participar] [passar] [pedir] [perguntar] [permitir] [persuadir] [pertencer] [pôr] [pôr-se] [poupar] [predispor] [predispor-se] [preferir] [pregar] [presidir] [prestar] [prestar-se] [proceder] [propor] [proporcionar] [provar] [puxar] [querer bem].

[Reagir] [recordar] [recorrer] [reduzir] [referir] [referir-se] [refluir] [remeter] [remontar] [renunciar] [reportar-se] [repugnar-se] [resistir] [responder] [restar] [restituir] [retirar] [retornar] [revidar] [rezar] [rogar].

[Sacrificar] [sacrificar-se] [sair] [seguir-se] [sobrepor] [sobrepor-se] [sobreviver] [solicitar] [somar] [sorrir] [subir] [subordinar] [subordinar-se] [substituir] [sujeitar-se] [suprir].

[Telefonar] [tender] [ter direito a] [ter em vista] [tocar] [tornar] [tomar] [transportar] [trazer] [tributar] [unir] [unir-se] [valer] [vedar] [vender] [vestir] [vestir-se] [vir] [visar] [voltar] [volver].

Para copiar este texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

____________________

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a visita e, antecipadamente, qualquercomentário. Volte Sempre!