Liderança

A sociedade atual está crivada de pretensos líderes que, em sua imensa maioria, são sustentados pelos cofres públicos. Portanto não passam de meros pelegos. Tais arremedos de líderes apenas pretendem encabeçar um grupo, lograr o poder da força grupal, para com isso poderem atingir seus objetivos particulares. O líder que não trouxer em sí o embrião da sinceridade, jamais conseguirá promover a união do grupo social a que pretende conduzir. Evidentemente que aqui estamos nos referindo ao líder guia, e não ao líder chefe, cuja conceituação se encaixa em um modelo completamente oposto. No rol dos perfis conhecidos de líderes, existem tipos que são de uma pobreza mental notória. Outros há que possuem uma desagradável fala áspera, indelicada mesmo. Tem muitos líderes fisicamente deficientes, cujas aparências são horríveis. Mas todos eles, indistintamente, possuem sinceridade e convicção de propósito. Porque se não possuisem tais predicados, jamais se firmariam em suas condições de líderes. Acho, em minha leiga concepção, que todo líder seja acima de tudo um projeto de martir e não uma resenha da genialidade. Precisa ser alguem que se entrega à causa que defende ainda que isto lhe custe a propria vida. Pela causa que propõe conduzir ele vence seu medo, suas fraquezas, e até sua falta de inteligencia. Diretoria, presidência, chefia, patronato, monitoria, coordenadoria; são atribuições funcionais Evidentemente que a liderança não pode, de jeito nenhum mesmo, ser apenas uma fachada. Tem, mas tem mesmo, quer ser um proposito de essência. Pois o lider puxa a coisa pela emoção, pela fé. Em minha concepção de leigo acho que, ele até puxe a causa pela espiritualidade. Ainda que este valor aqui não tenha nenhuma conotação religiosa.

Quanto ao seu surgimento, o líder emerge de uma comunidade, sem se impor. E é por isso que ele apenas inspira mudanças, ele não ordena que as outras pessoas mudem. Um lider que comece seu discurso dizendo: eu faço, eu posso, eu quero, eu conheço. O cara que assim fala é um chato e não um líder.

Elopere
Enviado por Elopere em 02/10/2008
Reeditado em 14/04/2010
Código do texto: T1207768
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.