A FILOSOFIA E A CIÊNCIA GREGA:

Os Gregos inventaram a Razão, pois a Grécia Antiga, era um lugar inóspeto e sombrio em relação á explicação de onde viemos, o que fazemos e para onde vamos, antes dos filósofos e cientistas gregos despontarem como seres ilustres e iluminados que vem a sabedoria e a razão como resposta racional para existência e o futuro do homem , os Deuses Gregos descrito como seres míticos grandiosos eram resposta para todas as ações boas ou ruins da humanidade, se há marremoto é culpa de Poseidon, se há caos no mundo é culpa do Deus Caos, se há enfermidade é culpa de Hades ,se há guerras é culpa de Atenas, se há relâmpagos e trovões é culpa de Zeus, se há beleza é uma dadiva de Afrodite Deusa do amor etc.

Os Filósofos foram os primeiros , a descordarem dessa maneira de pensar e agir, para eles,na teoria , cada homem mortal tem o direito de refletir sobre sua existência e seu futuro, como ser humano,no entanto, na prática, os filósofos eram aristocráticos, por serem ricos , recebiam de seus pais ricos, a incumbência de pensar e agir pelos outros, mesmo assim eles influenciaram muito o pensamento contemporâneo.

O Filosofo Platão em O Mito da Caverna ,do livro A República, afirma que o homem precisa deixar de ser seduzido pelas sombras da religião politeísta grega, que o cega e o aprisiona e enxerga através de sua reflexão sobre a sua genuína influência e domínio característico de sua especie , para então modificar a natureza dos conceitos das coisas e dos seres e não ser apenas conduzido pela natureza como se tornasse apenas um ser irracional, mas percebesse de fato, que é um homem , o homem pensa e agi racionalmente e não instintivamente como animais, o homem como ser racional precisa romper parte de seu elo com a natureza, para muda - la , conquista - la e domina-la.

No entanto, a partir de Tales de Mileto a Filosofia e a Ciência, se separaram, pois a ciência de Tales , pregava a criação de teses, hipóteses e comprovações ou não sobre um objeto ou relato contado por alguém , assim os cientistas saberiam se algo pertence ao campo da Ciência ou ao campo de outros conhecimentos.

Para algo no mundo ser cientifico ele deve ser algo que deve ser explicado pela razão , esta utilizara da lógica e de testes rigorosos e criteriosos , para saber se aquilo é cientifico ou não.

Para a filosofia não há respostas definitivas sobre um assunto, para a filosofia , cada pessoa tem o direito e o dever de pensar e agir no mundo , refletindo conscientemente sobre seus pensamentos e ações , assim como as consequências boas ou ruins que de fato acontecem decorrente desses atos.

Ambas Ciência e Filosofia, são conhecimentos importantíssimo para o crescimento reflexivo e racional do Ser Humano, sem os seus avanços , os gregos , continuariam a explicar seu mundo de maneira totalmente natural e religiosa, sem no entanto, questionarem a sua própria existência e seu futuro , continuariam na caverna da ignorância da Idade Antiga, onde o mas importante era vencer uma guerra sanguenta do que investir em mentes brilhantes e não se tornariam os povos que nos deram as bases fundamentais de sua filosofia de vida reflexiva e questionadora do mundo ,de sua politica democrática, de sua jurisprudência formidável , de sua Ciência avançada e revolucionaria, que foram espalhadas pelo nosso mundo, em várias épocas .

EXERCÍCIOS:

1)Como era explicado o mundo Grego, antes de existir a Filosofia e a Ciência?

2)De acordo com o texto o que é Filosofia?

3) De acordo com o texto o que é Ciência?

4) Descreva de acordo com o texto, as semelhanças e diferenças entre a Filosofia e a Ciência?

5) Descreva com suas próprias palavras, o que aconteceria com o nosso mundo se não houvesse Filosofia e Ciência ?

Carlos Angrense
Enviado por Carlos Angrense em 28/11/2013
Reeditado em 14/12/2013
Código do texto: T4590454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.