O MEU ESTRANHO SER

Eu tenho muito que aprender nesta vida. A minha sede é deveras infinita. Sou verdadeiramente um ser humano limitado. Reconheço a imensidão de tudo o que desconheço neste mundo. É isso o que me faz ter certeza daquilo que abraço e defendo. É isso o que me faz estar sempre em busca.

Sou um homem imperfeito e em busca da harmonia com todo o universo. Sei que esta busca é um grande desafio. Sou um homem também contraditório. Ainda não aprendi a ser compreensivo como desejo, mas tenho a certeza de que estou no caminho certo. Reflito se estou. Se eu reconhecer que erro, confessarei. Não terei medo de confessar os meus erros. Mas, quando tenho a convicção de estar certo, não abro mão do que eu defendo e abraço.

Volto-me para mim mesmo e para o que me circunda. Faço a minha estrada através de tropeços e acertos. Não me canso de buscar a verdade. Ainda que eu caia, não desisto de tudo aquilo em que eu acredito. Discorro baseado na realidade e na utopia. Se às vezes uso palavras fortes é em virtude da exigência filosófica. No entanto, não perco a ternura, ainda que essa ternura não seja por todos percebida.

Imagino que deixo e deixarei muitas pessoas em dúvida sobre mim. Pois eu escrevo e ajo de formas muito diferentes. Essas formas, contudo, não se contrapõem; são facetas ou aspectos de um mesmo ser. São aspectos que dizem sobre mim. Sou um ser multifacetado. Eu deveria criar vários heterônimos, para poder me mostrar através dos meus personagens. Mas prefiro assumir todas as minhas facetas, que, na verdade, se complementam e falam sobre o ser que sou.

Em certos textos, eu assumo a minha espiritualidade. Em outros, eu escrevo poeticamente. Há textos totalmente filosóficos. Há outros nos quais eu reúno tudo aquilo que pode servir para uma reflexão mais ampla e verdadeira sobre a vida e o mundo; sobre aquilo que, no momento, é objeto da minha reflexão.

Dizendo de outra forma: talvez os meus aspectos sejam apenas diferentes faces de uma intelectualidade que não se conforma em escrever, pensar e viver numa única direção. Facetas de uma intelectualidade que deseja compreender a vida e o mundo das mais diversas formas e por todos os ângulos possíveis. A minha grande direção e o meu grande ambiente são formados pelo amor. Entretanto, dentro desse ambiente e dentro dessa direção, eu me movo em pequenas direções que encontro no meu estranho ser, para poder me expressar e me manifestar.

Talvez seja bobagem tudo o que estou dizendo. No entanto, assumo o risco de dizer bobagens. Pois eu reconheço que posso aprender através da minha própria idiotice, das minhas próprias bobagens.

Vivo em busca de aprendizagem contínua. A vida, o amor, o conhecimento e a sabedoria me fascinam!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/08/2014
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T4920121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.