Contas Coloridas

Contas Coloridas

Armstrong

Uma maneira inovadora de se estimular o consumo racional de energia elétrica, água potável, gás encanado etc. poderia ser a adoção de contas coloridas. Receberia uma Conta Azul Claro o Consumidor cuja conta mensal fosse pelo menos 5% menor que a média de seu consumo nos últimos 12 meses; Verde Claro quem consumisse pelo menos 10% menor; Amarelo Claro quem consumisse acima de 5% a mais que a média; e Laranja quem consumisse acima de 10% do seu consumo médio dos últimos 12 meses. Os que consumissem no intervalo aberto entre 5% menor e 5% maior, receberiam contas normais na cor Branca e não receberiam penalidades e nem benefícios. Pode-se estimular essa prática de várias maneiras, como dando-se DESCONTOS de 5 ou 10% e tarifas MAIORES 5 ou 10% para os que ultrapassassem sua média. Pode-se, também, premiar (sorteios mensais nas grandes cidades) com computadores, televisores, etc. os que consumissem abaixo de sua média. Em longo prazo se poderia avaliar essa prática, que se desse um resultado significativo de educação ambiental ou de economia do produto ofertado, talvez nem precisássemos nos preocupar com apagões ou outras formas de falta desses produtos. Pouco custaria tentar.