( O Retorno ) Continuação Parte III

Sejam Bem Vindos ao ensaio de deste livro ele está na sua forma primitiva, original, sem alterações ou revisões.

Está na forma em que eu todas as noites escrevo, e agora eu o convido para ser parceiro nesta aventura.

Leia!

Comente!

Faça a sua critica!

Ela será parte muito importante na continuação deste Livro.

Os capitulos I e II estão disponiveis aqui no recanto.

Divulgue!

Um abraço.

Que a luz esteja com você.

Carlos Venttura

O Romance É uma viagem aos anos de chumbo em que um ex-militante faz uma analise de tudo que passou e viu.

Visualizando tudo dos dias atuais.

A "Esquerda no Poder" Será?

A analise é sua, boa leitura!

A Campahia da casa havia tocado pela segunda vez ela desceu a escada e ao chegar na sala de estar olhou para o escritório e o Dr Raimundo estava lendo o Jornal, ela se dirigiu até a porta olhou pela portinhola e viu um jovem com uma pasta na mão óculos no rosto de aros grossos preto e um ar meio bobo, ela abriu a porta chegou até a frente da varanda da casa e falou:

- Sim!

- Bom dia Senhora eu sou Fernando Monteiro, fui indicado pelo Martins para trabalhar com o Dr. Raimundo, desculpa eu aparecer assim sem avisar é que eu cheguei ontem à tarde de Belo Horizonte e resolvi depois de ter com o Martins ontem a noite um encontro e me instalar vir para me interar sobre algumas coisas lá dos escritório com o Doutor.

- Entendo, pode entrar eu vou comunicar ao Dr. Raimundo que você está aqui.

(Ele entrou passou pelo jardim na frente da escada da varanda ela o esperou e assim que ele chegou a varanda ela o acompanhou até o interior, Raimundo que estava lendo o jornal ao ver ela se dirigir até a porta ele ficou atento aos movimentos e a conversa que estava havendo na porta de casa entre a sua mulher e alguém que havia chegado tocado a campahia. Ele se levantou da sua mesa no escritório e se dirigiu até a sala)

- O que foi querida, quem está ai querida?

- É o Sr. Fernando Monteiro, disse que foi enviado pelo Martins.

(Dr. Raimundo se dirigiu até a sala)

- Fernando Monteiro! Eu sou o Dr. Raimundo Teixeira, seja bem vindo o Martins deve ter te dado algo para me entregar não?

- Sim! E mandou te dizer que não tem pra ninguém que o Fluminense vai ser campeão.

(A senha inicial estava correta só faltava a carta que o Raimundo escreveu para ele mesmo e que seria o complemento da senha e que comprovaria que ele era quem eles esperavam que fosse. O Jovem abriu a pasta e pegou o envelope pardo que continha dentro outro envelope com a carta, fechou a pasta e entregou ao Raimundo.

A Maura ficou a observar, seu marido convidou o jovem para o escritório.) - Bem meu jovem vamos para o escritório.

(Eles se dirigiram para o escritório assim que entraram ela foi para a sala pegou o telefone e começou a discar)

- Alô! Martns? Me descreva com é o contato? Sim! Isso! Exatamente óculos, sim deu o envelope e falou a senha.

(Enquanto a Maura se certificava sobre o visitante o Raimundo estava a abrir o envelope que ele mesmo havia lacrado)

- Por favor tome assento, deixe eu verificar este documento já, já eu atendo é que eu estava aguardando este documento sabe como é o habito de advogado você deve imaginar.

- Claro Dr. Pode ficar a vontade eu tenho todo o tempo do mundo.

( O Raimundo enquanto olhava o documento e o Jovem Fernado estava a olhar para as paredes onde estavam alguns diplomas do Raimundo, sentado de costas para a porta do escritório que estava entre aberta, ao levantar as vistas viu Maura olhando para dentro do escritório e viu ela sinalizando como quem confirmava algo. Ele pegou a carta que estava dentro do envelope pardo e abriu e o que estava escrito, fez ele abrir um largo sorriso, estava escrito: “Nem toda estrada é caminho. O dia que você tiver de seguir num mato vai mas, vai sem cachorro pois ele faz muito barulho com o seu latido.

Os macacos estão todos a observar dos seus galhos,

E o mundo não é só aqui.” Depois de ler atentamente a carta ele olhou para o jovem e sorriu)

- Seja bem vindo Fernando, Maura! Pode vir!

O sol já estava se despedindo da tarde que passou tão rápido, o céu estava num vermelho sangue a salpicar nuvens ao longe e tudo ao redor, um por do sol que o levava há um tempo que há muito estava perdido na sua lembrança, o som dos pássaros se despedindo da luz do sol e saudando a noite que já se anunciava com a presença da estrela D’alva. Ele estava a entrar nas lembranças que estavam perdidas quando alguém chegou por traz e com um jeito de falar muito familiar, um sotaque que ele gostava de ouvir.

- Boa tarde moço! Me desculpe quase eu esqueci do senhor.

No meu retorno para a cidade ela está em polvorosa! Olha todos querem saber quem é o homem misterioso que chegou a cidade! E vive observando o lago as montanhas as paragens, o senhor está pensando em investir dinheiro aqui? Quer comprar terras aqui? Há algum tempo teve um gringo aqui comprou terras e hoje tem uma das melhores pousadas da região se o senhor quiser eu posso te indicar lugares ótimos para morar ou construir um hotel e com um preço que o senhor não vai pensar duas vezes.

- Olha meu jovem eu não quero comprar nada, e imagino o que a presença de um homem de fora pode causar numa pequena cidade.

Quem é mesmo o prefeito desta cidade que quando eu estive por aqui há tempos era só um vilarejo entre a mata atlântica e o litoral, cercadas de fazendas de cacau.

- O senhor já esteve aqui? Logo vi que o senhor conhecia bem os lugares que me pediu para leva-lo ontem estava a olhar a antiga Fazenda dos Campos Filho, o que eu posso adiantar sobre ela é que há muito ninguém visita aquelas terras só está cuidada porque o prefeito sempre manda cuidar ele é filho de uma das donas com um antigo morador da fazenda que era criado pelos donos como filho.

Ele hoje é Juiz Federal, ela é Medica, tem casas também em Salvador, mas moram no Rio de Janeiro, e passam as férias aqui lá na fazenda, ela é muito famosa vem até televisão entrevistar ela. Ele é muito querido aqui tem algumas irmãs aqui e parentes só que quando vem ele fica na fazenda que ele comprou quando ainda era advogado pouco vai à fazenda onde foi criado segundo contam a fazenda é mal assombrada.

- Interessante meu jovem você é bem informado sobre tudo que acontece aqui, não?

- Sim

- Então me comenta porque dizem que a fazenda é mal assombrada?

-Olha Doutor, isso é uma historia que vem de muito tempo. É da época da minha avó dizem que em algum lugar da fazenda existia a casa de uma mulher que dizem os mais velhos, era muito poderosa entendia do vento das plantas, fez o parto da maioria das pessoas mais velhas ajudou a minha avó, a nascer, minha mãe. dizem que morreu com mais de 117 anos, outros falam que ela não morreu ela desapareceu mata a dentro e nunca mais ninguém ouviu falar e que tem noites de lua que ela aparece na fazenda, muitos escutam ela cantar para os Orixás e já apareceu para alguma pessoas, tem pessoas que vão até lá em busca de um conselho e de ajuda espiritual. (Fez o sinal da cruz) Eu nunca vi mas muita gente que não teria motivos para mentir já viu. (Enquanto estavam se dirigindo para o carro o homem estava a escutar o Jovem e olhava para a estradinha de terra com um olhar distante)

- Olá Berta ! Quanto tempo? Infelizmente nós estamos nos vendo em uma circunstância triste a D. Ana Sua Vó não está mais entre nós.

- Pois é João infelizmente a vó se foi. (Ela abraçou o amigo João, longamente) - Como está você João? Soube que está morando em Salvador estudando lá. Que legal! Bacana mesmo.

- Bem, é muito bom estar de volta à fazenda te digo que tenho contado muito os dias para chegar às férias e voltar para cá. A vida lá em Salvador tem sido muito agitada, alem é claro de está sempre em contato com as coisas aqui, por carta e quando funciona o telefone da sede. O que eu mais me recordo todos os dias é da ultima vez que nós nos vimos tem bem uns 8 anos se não estou enganado, quando você voltou para o Rio de Janeiro, com a sua mãe, eu fiquei muito triste pois primeiro o meu querido amigo irmão foi embora e três anos depois você. Que representava para mim não só um elo da nossa corrente eu você e o Julinho, mas a partida de alguém que significava muito para mim. Um misto de amiga irmã companheira e acima de tudo o meu primeiro e único amor. (Neste momento o rosto de Berta neste momento ficou ruborizado.) Você nem imagina quantas noites eu ficava aqui tentando imaginar como você estaria lá na sua casa no Rio, como é que as coisas estavam na sua cabeça. Eu fiz muitos planos de fuga para ir até lá te ver, mas, a Mãe descobriu só no meu olhar e me disse: Meu filho não faça isso, pois agora você poderá se machucar muito pois ser criado aqui na casa grande é uma coisa a outra é se apaixonar pela filha da sinhazinha, sem se quer ter o que oferecer eles essas pessoas são muito boas mas você por hora não é bom para ser um partido para a filha deles. Você tem que ter o que oferecer ser alguém e não basta ser o moleque que foi criado na casa grande, muitas coisas não são como você imagina, o mundo além da fazenda e da sede é muito cruel, porque você acha que a mãe dela estava aqui com ela e a irmã dela porque lá fora está acontecendo uma guerra as pessoas que se diz inteligentes e capazes estão se matando por quererem coisas diferentes.

O pai dela está desaparecido, o pai do Julhinho também, um está sofrendo muito e em breve não estará mais entre nós o outro só Olorum para Salvar . O que você tem que ter na sua cabeça é que tudo tem o seu tempo muitas coisas irão acontecer até que a sua vida esteja pronta para as coisas boas que irão acontecer com você e até lá você tem que se concentrar em uma única coisa que você tem que ser mais que o moleque da casa grande se quiser que as pessoas te entendam e aceitem você queiram ou não pois o conhecimento é tudo!

E você tem que ser alguém e depois sim ir a traz dela ou de qualquer outra mulher.

Você meu filho é filho de Xangô peça sabedoria e força para ele, Ele têm muito a te oferecer e irá te ajudar nesta caminhada.

Você vai ser muito mais que o moleque da fazenda dos Campos Filho e poderá fazer o que você quiser e ir para onde seu coração e o destino mandar. Por enquanto acalma este coração meu filho e não o encha de tristeza e nem a sua cabeça de duvidas. Vai em frente siga a sua vida e se ela tiver de ser sua um dia ela será.

- Depois deste dia eu não mais medi esforços para ser alguém, estou me matando de estudar lá na faculdade apesar de ter que conviver com o forte preconceito eu nem ligo para isso eles tem tempo a perder e eu quero muito mais, me formo este ano graças a ajuda da sua Vó e a força dos meus guias. E ver você aqui hoje apesar de ser um encontro numa situação triste como esta a morte de uma pessoa tão querida para nós é muito bom reencontrar você. Você nem imagina o quanto eu estou feliz em ver que você nestes oito anos ficou mais linda e radiante, uma bela mulher.

Me fala como você está o que anda fazendo?

Com um sorriso nos lábios e um olhar penetrante ela escutava tudo o que ele dizia. As maçãs do rosto vermelhas e surpresa com tudo que escutava de João ela não imaginava que ele ainda sentia tudo aquilo e com tanta força.

- Você é um sujeitinho de muita sorte! Vai sair daqui só com uma lembrança. Vou te dizer é uma pena que você tenha que ir agora, a suas costas quentes são responsaveis por sua hospedagem aqui não ser tão prolongada quanto nós queríamos e tão boa quanto a do seu pai.

(Cardoso que estava amarrado no pau de arara com os olhos fechados e aparentemente inconciente abriu os olhos e buscando forças que estavam contidas na saudade e curiosidade por informações sobre seu pai que foi esta uma das coisas que pesaram na sua escolha a se unir a luta armada) - Meu Pai? (Perguntou Cardoso ao seu algoz com muita dificuldade.) O que você sabe sobre meu pai? Fala? O que meu pai tem haver com este lugar aqui? ( O homem fez um sinal aos outros que estavam na sala e eles se aproximaram do Cardoso e suspenderam o pau de arara e tiraram o Cardoso. Colocaram ele no chão e se afastaram o homem que estava se despedindo do Cardoso daquela forma tão cruel, chegou próximo a ele pegou uma cadeira e sentou com a barriga voltada para as costas da cadeira colocou os braços nas costas da cadeira acendeu um cigarro deu uma tragada e disse: ) – Olha pessoal como está ele? Querendo saber sobre o pai! (Sorriu) Aliás pela forma que ele se manifestou ele não me perguntou ele me exigiu uma resposta. (Novamente tragou o cigarro sorriu levantou da cadeira e chutou as costelas de Cardoso) – É realmente uma pena se as autoridades do pais ficar cedendo a cada seqüestro que estes terroristas fazem e a cada pedido que alguém muito influente faz por estes bostas eles tomam o poder e passam a nos perseguir por querermos proteger o país e a família. Olha rapaz o seu pai se você quer saber foi muito mais homem que você foi, pelo menos ele so se cagou no primeiro pau de arara e você seu merda sempre que vem pra cá só em pensar se mija e se gaga todo. (Risos) Como já sabem que você está bem e temos que te entregar vivo você vai sair daqui desta forma, Vivo! Portanto você vai tomar um banho a moda da casa vestir algo limpo e ser entregue a quem é de direito receber este saco de ossos inútil e agradeça cada dia da sua vida por este dia , O primeiro dia da sua nova vida ao sair do aqui do Dops e do Brasil vivo pois muitos dos que com você esteve aqui e que com você foi preso, não tiveram ou não terão a mesma oportunidade. Levem este verme daqui e dêem um banho a moda do Dops, ele vai sair daqui bem limpinho e perfumado. E quanto ao seu pai (Risos) Deixarei por conta da sua imaginação o que aconteceu com ele e tem mais se você voltar ao Brasil para atuar na clandestinidade novamente eu farei questão de ir a trás de você e te dar um tiro no meio da sua testa (Risos)

E vou te dizer é uma sujeira maior que esta sua cagança, o inconveniente é que salpica sangue na minha roupa e espalha esta bosta que você tem ai na cabeça e que diz ser um cérebro (Risos) é um horror! E eu te digo que não é um quadro bom de ver mas, necessário para se livrar de problemas como vocês.

(Desamarraram as perna e os braços de Cardoso e o levaram para a área onde ficava uma mangueira de incêndio, ligaram e começaram a dar banho nele, seu corpo que de tão dolorido e a quebrantado que a força da água servira como massagens no seu corpo a água da mangueira de incêndio apesar de forte e deixar ele sem fôlego sacudia por dentro todo o seu corpo, ele apesar de totalmente confuso tentava por as informações em ordem na sua cabeça. Só uma coisa estava latente na sua cabeça, Seu pai. Pelo que seu algoz havia comentado o pai dele esteve lá, Talvez estivesse vivo e em casa com a sua mãe.)

- Mãe!

-Minha filha!

- O que fizeram com você minha menina? Você está pele e osso! Meu Deus!

- Mãe o que você esta fazendo aqui? Como soube que eu estava aqui?

- Seu irmão minha filha ele foi quem me trouxe eu não tenho dormido direito desde aquele dia que eu te encontrei no centro há mais de dez anos. Minha filha eu escrevi carta até para o presidente dizendo que você foi aliciada por estes comunistas, o que fizeram com você minha filha? Estes terroristas entraram no banco em que seu pai trabalha e assaltaram lá seu pai nunca mais foi o mesmo teve um infarto minha filha, quase morre. Seu irmão tem feito de tudo para que você não seja maltratada aqui minha filha, ele me disse que você está tendo um tratamento diferenciado. O que ele não pode é ajudar nas questões judiciais pos você esta sendo acusada de crimes horrendos minha filha, seqüestro, assaltos e sabe Deus o quê mais!

Nunca pensei que iria viver para ver isso você na prisão minha filha!Prisão! Com terroristas pessoas que mataram, roubaram, só Deus sabe o que eu tenho passado noites aterrorizantes sem saber o que está acontecendo com você. Eu peguei seu pai chorando uma noite dessas depois que seu irmão teve uma conversa com ele, mas você sabe como ele é seu pai fica calado não fala nada. Ele diz que a filha dele morreu mas entenda que isso é o jeito que ele tem de se martirizar.

Seu irmão tem ido nos visitar toda semana.

Depois que seu pai teve o infarto não é mais o mesmo, o banco resolveu aposentar ele ai foi que ele se sentiu mais inútil ainda.

Seu irmão me disse que você vai ser transferida hoje para a Policia Federal e que lá ele poderá ter mais contato com você pois você aqui tem prejudicado muito a posição dele perante os oficiais, o seu irmão disse que com você aqui tudo está mais difícil pra ele até ser promovido é impossível com a sua permanência aqui.

Seu irmão...

- Meu irmão minha mãe, seu filhinho lindo e fardado que pousa de bom moço é um escroto! Um torturador! Canalha! Ele disse que eu sou acusada de muitas coisas posso ser sim aliás o que eu não posso ser acusada é de ver as coisas acontecerem como estão acontecendo pessoas morrendo aqui neste pais presas e torturadas por bons moços como o seu filhinho minha mãe o bom moço, que por causa da irmã ser como ele diz terrorista está sofrendo horrores nesta porra de ditadura

-Minha filha! Me respeite ! é com este linguajar que você se dirige a mim.

- Minha mãe vocês estão cegos e surdos por que querem exergar que muita gente tem sido vitima deste regime que seu filhinho defende. Você não tem dormido bem ? (Risos) Você não sabe o que é dormir com alguém te espancado te dando choque como em mim minha genitália e meus seios estão queimados com choque, ponta de cigarros, feitas por bons moços como o seu filho, homens de respeito que dizem defender o país matando jovens e torturando mulheres. Você sabia que aqui o tratamento especial que o seu filhinho disse que eu estou tendo diferenciado? Isso é verdade! No primeiro dia que aqui cheguei no presídio eu fui estuprada! Eles enquanto me estrupavam disseram que era com os cumprimentos dos oficias. Estes bons moços (Lagrimas caem do rosto de Lucia) Mãe, são os homens que defendem o nosso país e fazem com que pessoas como o alienado do meu pai e a senhora mamãe durmam tranqüilas. São os que querem um Brasil livre e soberano. São iguais ao seu filho são a personificação mais cruel e inimaginável do instinto perverso que um ser humano pode se nutrir. É o que de mais primitivo um ser pode se revelar.

Isso é só o mínimo dos absurdos que eu passei nas mãos deste governo, dos homens que fazem vocês lá fora se sentirem seguros e dormirem embalados pelo “Pra Frente Brasil! O que aconteceu comigo é ainda muito menor que os crimes que estes bons moços vem cometendo estes anos todos desde que deram o golpe. Assassinando Jovens, Mulheres, Padres, Agricultores, Freiras... e quem mais se esforce para impedir esta carnificina e esta política de censura ampla e irrestrita. Em que mundo a senhora vive que não vê e nem escuta os gritos destes que morreram e os que estão para morrer como eu.

- Não fale isso minha filha! Meu Deus! O que fizeram com a minha filhinha? Seu irmão não deve saber disto minha filha o que houve com você aqui, ele gosta muito de você! Ele me trouxe e ao falar de você ele estava com os olhos cheios de água. Por mais que tenham te feito coisas horríveis aqui e em outras prisões em que você esteve, você não pode igualar estes animais ao seu irmão. Eu sou mãe e sei o carinho que dediquei a vocês e posso garantir que ele não é capaz de fazer tais coisas.

- Mãe o que eu quero que você saiba é que eu apesar de ter passado por poucas e boas, amo muito você, e peço desculpas por toda a preocupação que causei a você, mas esta foi a minha escolha e sabia o risco que estava correndo só não imaginava que era árdua esta luta e ter escolhido a luta armada hoje eu vejo que foi uma medida estremada da nossa parte e cada dia aqui presa eu tenho pensado nisso buscando um novo viés para o enfrentamento que nós engajados na luta deveremos tomar acredito que deveremos investir mais nas mobilizações das massa pelo caminho dos movimentos populares.

Politizando e ao mesmo tempo educando os nossos outros Brasis que nós não conseguimos penetrar e nem eles e é isso que temos que fazer buscar levar conhecimento e política para os outros brasileiro que nem sabem o que são ou que serão quando esta nuvem negra passar.

- Minha filha eu não estou entendendo o que você esta falando ?

- Nada! Mãe o que eu quero é que você vá pra casa e me prometa uma coisa.

- O quê ?

- Que nunca mais vai me visitar! E peça por favor ao seu filhinho que me esqueça que não mova uma palha para me ajudar que deixe eu me virar tem pessoas lá fora cuidando disso pois eu para eles e para a luta sou importante não sou um impercilio na carreira de nenhum deles como sou na carreira do seu filhinho lindo.

- Pode deixar que se depender de mim ele será promovido a Marecha, Almirante, Astronauta o que ele quizer, portanto mãe, quero que me prometa que vai fazer o que eu pedi por favor. Já é um sofrimento estar aqui imagine o que é ver a senhora chorar todos os dias em que você virá me visitar sem contar... (Pausa)

– Sem contar o quê minha filha?

– Nada ! nada. Só não vem mais!

- O que você queria dizer Joana?

- Nunca mais me chame deste nome! Entendeu? a Joana Morreu. Meu nome é Lucia a Joana morreu no dia em que eu sai de casa, morreu como muitas outras que eu já fui e que foram morrendo a cada prisão, cada companheiro assasinado, cada ação armada que participei e todos os percalços e troturas que tive que passar e sofrer.

- Minha filha! Eu não posso mais viver nesta aflição de não ter informações sobre você quando eu soube que você estava aqui e que eu poderia ter a chance de te ver eu ajoelhei e agradeci a Santa Cicília. Filha você não pode me torturar por conta do seu suplicio aqui na prisão, eu sofro com tudo isso desde que esta revolução começou desde que você escolheu partir para esta luta que se entregou de corpo e alma sem se preocupar com a sua família sem se quer dizer um adeus. Você pode achar que nós como você sempre costumou comentar vivíamos como pequenos burgueses mergulhados no nosso mundinho mas você se esqueceu que este mundinho era tudo que nós tínhamos e que se despedaçou com a sua escolha pois se você esteve varias vezes encarcerada como esta aqui agora nós eu seu pai também, encarcerados na incerteza de saber se esta sua escolha havia te matado.

- Se eu estivesse morta seria melhor para todos,

É isso?

- Não! O pior é que nós moremos todos os dias imaginando este circo de horrores o qual você narrou e o que é pior sem poder fazer nada para impedir ou remediar o morrer simplesmente por morrer não é o que amenizaria ou poderia servir de alivio para nós. O pior minha filha é morrer sem sentido, sem saber se tudo isso valeu a pena ou um dia valerá. A historia tem diversos exemplos de ideais e idéias que foram esquecidos e suplantados por outras historias, períodos, guerras, até mesmo os mais nobres exemplos de doação ao próximo como o que Cristo fez por nós. Volta e meia a historia e o homem que a protagonizou são esquecidos e por conta deste esquecimento o homem vira fera do próprio homem e comete uma serie de atrocidades em nome da sua verdade que no momento parece ser absoluta,

A única verdade! A verdade que cega que enche de cólera o coração do homem, que limita o pensamento, destroi todos os laços e que esmaga com as botas a bondade e contamina a célula da vida em comunhão. Hoje a sua verdade e a deles seus opressores e algozes representam dor e sofrimento a todos nós, espero em Deus que um dia estas “Verdades” sirvam de exemplo para que as futuras gerações não sofram do mesmo mal que é a capacidade de por meio de “Verdades” diferentes e mentiras verdadeiras implantar a dor a intolerância e a cima de tudo a contradição de viver verdades e mentiras numa mesma face, a qual se paga com a moeda dos injustos o preço de uma liberdade que nunca será controlada pois ela é a única coisa na vida a qual o homem teme e por temê-la acaba por perde-la por ser tão volátil quanto o éter. O preço da vigilância a qual vocês hoje pregam e por ela matam e morrem é a perda da liberdade em toda a sua plenitude pois até pensar se torna um suplicio então deixa-se de pensar para não sofrer e assim tornado-se frios e mecânicos podendo assim cometer todas as piores coisas que se pode imaginar ou não com o seu próximo e transformam-se em assassinos, torturadores em miseráveis sob o manto da falsa sensação da impunidade pois não pensam se não pensam não sente e se não sente, não estão aqui nada aconteceu você nunca foi estuprada ou torturada, eles? Eles nunca estiveram aqui. Seus amigos nunca morreram ou pegaram em armas para matar. Tudo isso é só imaginação, país e as pessoas estão tomadas por uma alucinação coletiva! As suas “Verdades” é que são reais e por conta delas tudo pode! Tudo é tolerável! Até que esta “Verdade” morra e seja suplantada por uma outra nova “Verdade”, enquanto isso não acontece vocês irão se matar e levar todos nós para estas prisões e masmorras pela vida a fora pois se você acha que só você está presa lamento informar minha filha outras mães e pais assim como eu o seu estão também aqui e em outras cadeias por este Brasil a fora sendo companheiros de “celas” de vocês, sendo torturado com vocês a nossa prisão e tortura é tão desumana quanto as que vocês sofrem só que com um agravante. Vocês regam as dores em projetos e planos para quando saírem das prisões, nós não temos planos e nem projetos para pensar pois as nossas mentes é quem estão presas e torturadas pelo martírio de não ter noticias e nem saber como estão vocês.

As únicas coisas em que pensamos é como proteger vocês de caírem mais uma vez nas mãos deste sistema.

O que você me pede sem se quer imaginar o como eu recebo este pedido, é muito difícil de escutar mas fácil de entender o que você titubeou em me dizer eu também sei e imagino todos os dias que é chegar em uma dessas prisões para saber noticias suas e receber seu corpo como resposta ou pior nem o seu corpo receber. Você e seus amigos e suas idéias de mudar o mundo não imaginam que nós mães de família, mulheres do lar, não temos também idéias e planos de um mundo melhor de ter nossos filhos seguros, educação, comida na mesa e trabalho para todos, nós as mulheres do lar também sofremos ao ver os que sofrem por este mundo a fora sem um teto dormindo ao relento pois estes que estão por ai também foram e são filhos de mães, deste país, filhos de Deus! Que são também oprimidos , punidos e presos nas celas da ignorância. O que você me pede eu entendo que não é por maldade é para me poupar mas me poupar de quê se algemada e presa a tudo isso eu estou.

Onde quer que você vá eu estarei não só em espírito mas presente mesmo que você não queira me ver eu irei te visitar.

(Um Soldado Se aproximou delas e disse: A visita está encerrada)

- Mãe ! ( Falou Lucia com os olhos cheios de lagrimas) me perdoe por tudo que eu causei de sofrimento a você mas eu não poderia de maneira nenhuma me tornar uma mãe de família com planos e vontades de mudança sem ter lutado para que elas acontecessem, eu entendo tudo que você me falou e sei que você está dentro da sua ótica, certa. (O Soldado segurou Lucia pelo braço e falou: A visita está Encerrada! E puxou ela )

- Mãe ! Eu te amo e diga ao papai que eu também o amo!

- Filha! Eu também te amo e ele também irei continuar a rezar por você e tenho certeza que as minhas orações junto com as orações de mães e pais de outros filhos como você serão escutadas pelo nosso Pai Celestial. Fica com Deus minha Filha!

(Lucia era levada para o interior do PRESMAR* Onde grades que foram afixadas na rocha enquanto o Brasil era colônia eram fechadas nas suas costas. Ao chegar no corredor interno onde servia como passagem para as celas ela olhou para uma Águia de gesso que servia de ornamentação do teto e ficou a pensar o que aguardava ela mais tarde na sua transferência. Sua mãe se dirigiu ao portão de saída do presídio enxugando as lágrimas no lenço e lá fora estava seu filho a sua espera.)

- Lucia! Vamos ou você vai chagar atrasada para seu primeiro dia como professora aqui na fazenda. (Entrou Julhinho em disparada no quarto onde estava dormindo desde que a sua chegada na fazenda foi contada para a vó e a mãe de Julhinho as quais apesar de receosas resolveram acolher a moça. Julhinho se deparou com a Lucia sem roupa, ele olhou para ele como se assustada mas não cobriu o corpo apenas sorriu, o jovem cobriu os olhos )

- Desculpe! Não foi minha intenção!

- Pode tirar as mãos do rosto. (Risos) ou você acha que eu nunca vi você a me observar tomar banho lá na lagoa? (Ela se aproximou dele e disse:) - Me dê a sua mão! (ele atônito e tremulo estendeu a mão para ela que pegou e colocou em contato com os seus seios ele ao sentir o bico dos seios na sua mãos respirou profundo olhando ela nos olhos demonstrando a ela um misto de medo e prazer ela foi puxando ele para a cama e olhando para os olhos de menino de Julhinho disse: ) – Não tenha medo eu não vou te machucar tenha calma o que vamos fazer é o que nossos corpos estão desejando a muito tempo. (E ali no quarto de hospede da casa da sua vó Julhinho teve a sua primeira experiencia sexual com Lucia quem estava apaixonado e esta paixão foi uma das motivações que levaram com que julhinho se decidisse a acompanhar ela na luta armada. Este foi o pensamento que de repente invadiu a cabeça de Lucia em meio ao turbilhão de coisas em que ela pensava. Ela sorriu e fechou os olhos)

- Porra Oliveira! O que você tem para me informar sobre o paradeiro do meu irmão? (Vociferou o Major Paulo) Eu estou a esperar a sua resposta há três dias. E então? Onde está o meu irmão?

- Bem Major levantei informações, fiz buscas não só aqui no Dops, também em demais delegacias e seu irmão não foi visto em lugar nenhum.

- Como lugar nenhum? Se ele quando foi preso veio pra cá? E estava aqui até o ultimo relatório que vocês enviaram pra nós? Vocês tem que dar providencias, eu quero respostas aliás eu exijo respostas!

- Major se o senhor realmente não sabe eu vou te dizer, eu agora estou acreditando na sua falta de informação, pensei que o senhor estava apenas fazendo de conta que não sabia de nada.

- E eu sou lá homem de fazer de conta Oliveira? Me fala! O que é que você sabe e eu não sei? E agora!

(Pigarreou o Delegado Oliveira) – Bem Major! O que eu descobri é que depois que o seu irmão deu entrada aqui ele ficou só seis meses aqui. Depois foi entregue a vocês, quer dizer dois Oficiais um Tenente e um Coronel veio com uma ordem vinda da Capital Federal com uma relação de nomes nos quais estava o do professor isso foi na semana em que seqüestraram o Embaixador, foi revelado que muitos daqueles nomes eram mentores intelectuais do seqüestro e que poderiam dar informações valiosas para elucidação do seqüestro foram levados para o Rio e entregues ao SENIMAR* todos foram entregues a Marinha que é quem assumiu a investigação.

- O que você está me dizendo? Que eu fui enganado? Que as informações que me passaram eram falsas? E que o Exercito foi quem tirou o meu irmão daqui a hum ano ? enquanto eu estava lá coordenando as ações no norte do país! Oliveira se você estiver mentindo você vai pagar muito caro!

- Major tudo isso que eu falei eu posso provar apesar de vocês mesmos ou seja o Exercito ter limpado tudo para tirar o corpo fora e deixar que o peso caia sobre nós eu guardei copias dos documentos que foram apresentados para retirada destes presos pois foi no meu plantão e foi uma agonia a retirada deles daqui foram entregue vinte no total.

- E porque me confirmaram a presença dele aqui? Quando foi solicitada por mim aqui as informações?

- A ordem veio lá de cima Major, que se algum advogado, familiares, até mesmo militares que não tivesse autorização para obter as informações que eu te contei não poderia saber de nada e se as indagações partissem de militares ou alguém ligado ao governo, nós deviríamos informar quem e quando foram feitas as indagações para que fosse aberta investigações sobre quem estava querendo informações. Portanto Major a sua presença aqui e sua solicitação de informação sobre o professor é objeto de investigação desde quando o seu irmão foi levado daqui, suas ligações e solicitações anteriores a saída do seu irmão daqui também foram passadas para seus superiores dizem que a cúpula está desconfiando de tudo e de todos depois do caso do Capitão Lamarca, como vocês dizem contra-espionagem, lobo comendo lobo. (Tentou esboçar um sorriso o Delegado Oliveira)

- De quê você sorriu seu filho da Puta? Eu vou apurar tudo o que eu ouvi e quero saber o que realmente eu represento para o meu país, pois apesar de ter o meu irmão como um subversivo eu dei e estou dando a minha contribuição para a minha nação investigando, prendendo, viajando por todo o Brasil no encalço destes subversivos. Oliveira, o que eu já vi e fiz pelo meu país você não pode nem imaginar, pois se o Dops é visto como um inferno na terra (Sorriu o Major Paulo) na verdade é só o portão pois o inferno eu vi e fiz lá no Araguaia. Mas isso é uma outra historia o que eu quero mesmo é saber onde está o meu irmão.

- Tenho uma noticia para você major! Seu sobrinho está aqui você sabia?

- O quê?

- Ele está aqui e seguiremos ainda de madrugada o companheiro está na pousada. Você já decidiu que é isso mesmo que você quer? Não pense que ficaremos juntos ou qualquer coisa do gênero eu estou voltando por um ideal e não por uma idéia estou voltando porque tenho um comprometimento com a luta e com os companheiros que tombaram aqui. Portanto se você for será por sua conta e risco não quero que o nosso envolvimento seja de alguma forma influencia para a sua decisão eu gosto muito de você aprendi isso aqui só que estes dias de calmaria fizeram que eu por um tempo esquecesse quem eu era e o que estava fazendo aqui só que eu não posso de maneira nenhuma me esconder aqui e esquecer quem eu sou. Então é por isso que estou tomando esta decisão e te pedindo mais uma vez que fique os dias que nós estamos vivendo hoje não cabe romantismo e nem paixões são dias de chumbo e lagrimas lá fora deste paraíso em que vivemos pessoas estão morrendo. Você e sua família estão sendo vitimas deste cruel estado de coisas seu pai está desaparecido nas mãos dos militares, sua mãe e nem a sua vó estão preparadas para mais um desaparecido você já pensou nisso? ( Julhinho observava a expressão de preocupação e ao mesmo tempo de carinho e cuidado, sem deixar de expor convicções e determinação em que a Lucia sempre te mostrou isso já era de se esperar dela ele com a boca resecada e com a voz embargada respondeu a ela)

- O que eu quero e vou fazer já havia decidido há tempos desde que eu passei a conhecer de perto a sua historia que além de me identificar com ela me pôs a par do que realmente está acontecendo com o Brasil e com o meu pai e o que o levou a nos abandonar e partir sem deixar respostas a nossas duvidas, como ele está ? E onde? O fato de estar apaixonado por você influencia? Sim, claro que sim, mas não é maior que a minha indignação e curiosidade em saber o que há de verdade em tudo que até agora me foi dito pela minha família e por você que durante este tempo esteve aqui conosco. Eu quero de verdade uma coisa, Lutar! Lutar por aquilo que meu pai sempre me ensinou a respeitar e honrar. A liberdade! Esta será a minha bandeira a liberdade e a verdade sobre o que aconteceu ao meu pai esta é a única verdade que por hora me interessa pois verdades sei que encontrarei muitas nesta minha escolha a terei de optar por algumas ao longo da minha trajetória, posso não ter sido treinado em Cuba ou não ter a mínima experiência em combate guerrilha ou até não ser engajado no movimento de esquerda mas de uma coisa você e seus amigos ou melhor companheiros podem acreditar irei me empenhar e em tudo que me for confiado darei o melhor de mim. Pode não parecer para eles que não me conhecem e pela minha pouca idade, mas eu sou muito mais que vocês possam imaginar. E isso eu vou poder mostrar a eles e se você ainda tiver duvidas a você meu amor.

( No momento em que ele falou “Meu Amor” O rosto de Lucia ficou ruborizado e com um brilho nos olhos que ele nunca havia visto mas como se numa rapidez de um relâmpago o brilho se desfez e ela voltou a encará-lo séria como antes e num tom como se estivesse recobrando a voz de uma emoção disse :)

- Eu sei o quanto você é correto e responsável apesar da sua pouca idade 17 anos incompletos isso não será empecilho para a sua aceitação no movimento e no partido, farei de tudo para que todos entendam o porquê do seu engajamento e tudo o que você e a sua família fez por mim e pelo movimento, mas amor ou romance não cabe neste momento no Brasil, portanto se quer ir se integrar ao movimento esqueça o amor, ele pode nos matar e matar outros companheiros que dependem de nós.

(Estavam na varanda logo após o jantar e num dado momento se olharam longamente depois olharam o céu estrelado e o silencio tomou conta deles e só se escutava os sons dos animais no lago grilos e o piscar dos vaga-lumes)

- Vaga-lumes! Pirilampos! Que noite maravilhosa! (Em meio a um largo sorriso ele olhou para a sua mulher respirou fundo e beijou como sempre com bastante emoção) Isso! Como é bom está de volta a minha terra! Descansar enfim! Olha, eu passei o ano todo pensando nisso vim para a fazenda o que sem sombra de duvidas é um paraíso. Olha espero que as suas consultas não tomem todo o nosso tempo e furtem você de mim.

- Meu amor! Você sabe que eu também passo o ano todo sonhando com isso aqui a calma o frescor os aromas característicos daqui da nossa infância da nossa historia. Meu bem você viu como o Juninho está lindo? O mais jovem e competente prefeito que esta cidade já teve. Ele disse que vem tomar café da manhã conosco.

- E pelo barulho do carro deve ser ele vamos levantar aliás há tempos que não acordamos tão tarde.

- Manhinha! Pai!

- Olha ele ai meu amor!

- Pois é. Meu filho estamos aqui no quarto!

- Bom Dia! Quanta saudade de vocês! Até que f im! Vocês aqui! Isso é muito bom vamos pescar lá no lago no domingo Pai?

- Sim claro! Mas me conta as novidades? O que tem feito?

- Pai, muita coisa principalmente obras, muitas obras. Estou construindo a prometida ponte que liga a estrada da serra, esta construção é promessa desde que o senhor era garoto não é verdade?

- Juninho, vou te contar esta promessa é um conto desde o império (Risos) Sua Bisa (Que Deus a tenha ) Era menina e escrava. Isso é muito bom para a comunidade do boquerão eles irão deixar de pegar as velhas canoas para atravessar o rio correndo perigo de acidentes no período de cheia do rio.

- Pai tem uma coisa que tem chamado a atenção de todos aqui na cidade tem um homem que está já há uma semana aqui, tem atitudes estranhas segundo contam ele sai pela cidade fazendo anotações e tem muito ido para a fazenda dos bisavós , além da serra do boquerão, onde ele tem ido caminhar todas as tardes.

- Tardes cinzas estas tardes de inverno em Paris, olho por esta janela e nada vejo a não ser o cinza, me lembro logo do colorido do Brasil, o calor das suas praias e das pessoas o ano todo, esta vida de exilio está me deixando muito mais perdida, de mim mesma do que quando vivia perdida em meio as celas e prisões, agora estou presa a esta vida de exilio.

Enquanto se referia a sua vida em Paris ao seu companheiro de exilio e atual namorado, ela pensava como poderia está e onde estaria, Cardoso. ela se lembrou de um homem que viu passar por ela em Viena, que muto lembrava o cardoso, mas estava muito longe e ela nçao iria gritar alguem, que ela não tinha certeza que fosse ele, no centro de Viena.

- Nos encontraremos no centro as 14:00 Horas, e as informações possiveis, Eu irei te levar sobre todas as operações deles, o que preciso agora é de tempo e é isso que será a corda a sufocar eles.

Pois nós temos tempo e eles não, vivem a caminhar contra ele,

Quanto mais tempo, mais informações teremos.

-O que precisamos é de resultados, até agora este seu disfarce trouxe muita informação, mas temos que está atentos a isso pois manter você no jogo nos custou muito caro, o Você verdadeiro morreu!

Carlos S Venttura
Enviado por Carlos S Venttura em 18/11/2009
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T1929876