Sobre as crianças.


Criança feliz
Dedo no nariz
Da criançagrande é aprendiz

Mas, o que é uma criança? "Ah, um indivíduo que está na infância, segundo tal dicionário". Ok, e o que é a infância? "Ah, é o período que vai do nascimento até os 12 anos, segundo o dicionário". E o que o indivíduo faz SEMPRE e principalmente até os 12 anos? Respira. Também, mas não estou falando de questões fisiológicas. Então a resposta é "aprende". E nesse tempo ele aprende principalmente com os pais. Alguns são adultos, outros belas criançasgrandes. Mas o que você ensina a seu filho? Praticamente tudo. Eu não tenho filhos, mas posso dar uns toques?

Primeiro: Não fale como um retardado se dirigindo a uma criança. Ela não é um indivíduo retardado ou que fala uma língua que lembra a de um retardado. Ela só não sabe falar[ou falar bem] ainda. Então, pelo amor de DEUS, parem com essa coisa ridícula de "dãdã?". Espero que chegue o dia em que quando algum prodígio fizer "dadã" pra uma criança ele dê uma tapa nele e chame ele de retardado. A criança aprende com conversa, mas a criançagrande só aprende na base da porrada ou de algo bem drástico.

Segundo: Claro, existem casos e casos, mas na minha opinião, tudo pode ser resolvido na base de uma boa explicação dada com AMOR(infelizmente isso tá difícil atualmente. Espero que as futuras criançasgrandes revertam o quadro). Ela é uma criança, não tem nenhum problema mental, então se você der uma boa explicação do que não se deve fazer, do porquê e das consequências, adicionando uma recompensa pela obediência (isso os caras fazem com os cachorros, mas não posso me intrometer na educação do seu filho, estou só dando dicas. Se você quiser testar em humanos a técnica de adestramento com petiscos... só não reclame se ela te morder quando o petisco acabar...). Se você fizer isso(não o adestramento, heim!), há uma chance enorme dela entender e obedecer. Agora se ela perguntar algo e tu responder "por que não" bruscamente ela não vai entender. "Por que não" = alguma informação tá faltando. "Não, por que isso vai te machucar, e vai doer em você e em mim, e você vai ter de ir pro hospital" = informação completa. Ela não é alguém com problemas mentais, ela é um humano se desenvolvendo que precisa de extrair o máximo de informação possível a cada pergunta justamente pra se desenvolver bem. Geralmente os filhos que dizem não ter apanhado são os que tinham explicações dos pais. Então meu filho, nada de "porque não".

Terceiro: Ele vai aprender muito com você, mas não significa que ele vai aprender TUDO com você. Por isso o filho de um médico pode muito bem virar...sei lá, um pintor de quadros. Ele tem algo que é só dele dentro dele. Não é uma folha em branco pra você jogar palavras e tinta e "futuro currículo" em cima. Ela é que decide. E ela também tem contato com outras pessoas, então vai aprender e ser influenciada por outras pessoas. E não venha com "ah, é meu filho". Tem uma frase que diz "quando a palavra sai de sua boca ela não é mais sua". Se isso acontece com os filhos, ixi, nem quero ver tua cara pensando no resto do pensamento.


Aqui acaba a sessão de hoje do "Dicas para cuidar de crianças dadas por quem não tem crianças". Espero que tenha sido proveitoso pras criançasgrandes e que elas ajudem as crianças a virarem boas criançasgrandes. E se eu errar num desses três aí, quero que meu filho(a) bata em mim e me chame de retardado.(Isso se alguma sem juízo quiser ter um filho comigo.). Ai ai... tá chegando a hora de virar uma boa criançagrande, o projeto de criança tá se indo-se. Então, é hora de dar?... Tchau! Ah, crianças, crianças, esperem! Respeitável público! Feliz dia de vocês futuras criançasgrandes! Não repitam nenhuma das coisas erradas descritas aqui, em casa ou em lugar nenhum! Por que? Por que se vocês fizerem as coisas erradas o caminho todo vai ficar torto, e vocês tem a missãozinha de ajeitar os caminhos pros outros passarem!