CowParade Goiânia - 2012

A maior exposição de Arte de Rua do mundo, a CowParade-Goiânia (2012), acontece como algo estupendo, de grande importância para o cotidiano da cidade, sobretudo quanto à rotina das pessoas, que de repente são surpreendidas pelas vistosas e bem-humoradas esculturas. Penso que traz o elemento do ineditismo, da democratização para cultura local, com ganhos qualitativos para os artistas envolvidos, visto que terão seus nomes atrelados a um evento como esse, com alcance tão representativo. Participar desse concurso foi sinérgico na minha vida, pois, desde que tive contato com as vacas da CowParade - Rio de Janeiro em 2007, vislumbrei algum dia envolver-me num projeto dessa envergadura, no que tange ao alcance de público, tão enriquecedor, cheio de ludicidade, envolvimento e interatividade.

Acredito que a cidade contemplada com a CowParade ganha em representatividade mundial e nesse caso, a população, a família goiana é agraciada por um interessante momento de lazer, ao visitar a exposição, apreciar, prestigiar, vislumbrar aspectos dos temas tratados por cada artista e quem sabe refletir, contextualizar sobre a condição do animal (a vaca), doador de matéria orgânica, para a nossa alimentação. E, sobretudo, ao pensarmos sobre a relação que a sociedade ocidental, em geral, sustenta, quando explora ao extremo os benefícios da espécie.

Portanto, através da Mostra das esculturas desse magnífico animal temos um interessante suporte para criações artísticas com intervenções conceituais surpreendentes, surreais e bastante reflexivas. O projeto que elaborei tem pertinência com o meu olhar psicopedagógico e com o trabalho que desenvolvo na Inclusão Pedagógica e Social de crianças e jovens que necessitam intervenção educacional especializada. Escolhi representar o esquema linguístico da Libras (Língua de Sinais Brasileira ou Língua Brasileira de Sinais), ou seja, os códigos da linguagem utilizada pelos surdos.

Sendo assim, vendo a arte de rua como elemento de profunda interatividade, proponho ao observador a possibilidade de acolhimento quanto ao "saber-ser-fazer" dos milhares de indivíduos que interagem com os sinais de outra língua e sendo assim são detentores de uma comunicabilidade especial. Seria interessante que as pessoas, transeuntes pudessem deter-se por alguns minutos e fossem motivadas a elaborar o gestual, “escrevendo no ar” palavras isoladas, criando frases... Enfim, interagindo umas com as outras, através do código da (de) Libras. E quem sabe, alguma criança ou adulto aventasse a possibilidade, o desejo de aprender efetivamente a linguagem sugerida pela Cowlibras Leitora.

Projeto: Cowlibras Leitora

Artista: Seilla Carvalho

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Goiânia

Conheça a galeria das vacas: http://cowparade.com.br/go/galeria.php

Seilla Carvalho
Enviado por Seilla Carvalho em 27/03/2012
Código do texto: T3579973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.