Dinheiro não traz felicidade?

Existem frases que as pessoas vivem repetindo por aí, como papagaios.

É só espirrar e lá vem :

- Deus te crie

Substituindo o :- Saúde, de áureos tempos.

É o assunto derivar para criação dos filhos e alguém tasca sem dó nem piedade:

- É de pequenino que se torce o pepino!

Falemos sério: dá nojo ou não dá?

E as famosas aspas com os dedos? Tem como não se irritar com uma babaquice dessas?

Uma frase porém bate todos os recordes de ininteligência, irritação, nojo e todos os adjetivos possíveis e imagináveis. Duviodó que qualquer leitor ou leitora não a tenha ouvido uma vez que seja na vida. E quase sempre dita com ar circunspecto, num arremedo de sábio chinês misturado com monge tibetano, com uma leve pitada de paulocoelhice.

Creio que já advinharam.

A famigerada:

- Dinheiro não traz felicidade!

Eu juro! Se descobrisse quem teve a infeliz idéia de cunhar tal besteira, seria capaz de ir até onde mora só para cuspir no sapato de couro italiano, riscar a pintura da Ferrari oulimpar ranho no terno Armani.

Bem, vocês poderiam perguntar como sei que tal pessoa tem sapato italiano ou terno Armani? Simples: apenas um muito rico formularia tal impropério. Pobre, no máximo diz pobrema, ou garante que fez um elétrico na cabeça porque tem flocos. E toma Gardenal o resto da vida.

Dêem uma olhadela nas frases da Veja ou Época. Encontrem uma frase, uma só, que não seja de pessoa bem aquinhoada na vida e dou de presente minha ML 81 na hora. Se preferir , meu fusquinha 66.

E tem alguns filósofos de plantão que acrescentam , para dar maior ênfase:

- Melhor ser pobre com saúde que rico doente!

Engraçado, quem disse que quando a pessoa enrica, a doença vem junto com o dinheiro? Porque não se pode ser milionário e saudável ao mesmo tempo? Existe uma regra que impeça essa combinação?

Vejamos: o rico alimenta-se melhor, veste-se melhor, cuida-se melhor. Automaticamente terá saúde melhor. Mas os frasistas insistem em mostrar um sujeito que tem muita grana mas tem uma doença incurável; a socialite que é depressiva; o filho do industrial que se droga, etc, etc. E se esquecem dos tuberculosos que moram debaixo da ponte; do filho do operário, que tem câncer; da esposa que não pode gerar filhos e não tem dinheiro para uma inseminação artificial.

Tenho a impressão que lêem a frase dessa maneira:

- Dinheiro traz infelicidade!

E invariavelmente citam a fábula do Rei que procurava um homem feliz para vestir sua camisa e quando o encontra, o sujeito é tão pobre que nem camisa tem. Ué! Se o Rei queria porque queria ser feliz, trocasse o reino pela camisa do cara e tudo bem. Mas, me digam: ele fez isso? Que nada! Largou o miserável ali no relento e se mandou para o seu castelinho. A história não conta, mas com certeza, o Rei deu uma festa naquela noite e todo mundo morreu de rir com a porralouquice do descamisado.

Numa coisa eu concordo com a frase: dinheiro não é sinônimo de felicidade. Só o fato de possui-lo não garante que você será feliz. Agora, com muita grana na mão, será muito mais maneiro e fácil encontrar a dita cuja. Ou comprá-la, se for preciso.

É por isso que admiro o Barão de Itararé, que disse um dia:

- Dinheiro não traz felicidade, é verdade, mas é melhor chorar dentro de um cadilac que andar rindo a pé!

Eu sei que muitos que lerem esse ensaio vão cair de pau em mim. Vão dizer que sou mercantilista. Que sou materialista. E todos os istas que encontrarem, irão usar contra minha pessoa.

A eles, uma sugestão:

- Se acham realmente que estou errado e querem ser felizes a qualquer custo, é fácil! Podem mandar seu rico dinheirinho para mim e serem felizes o resto de suas vidas.

E não se preocupem com minha infelicidade. Eu dou um jeito!

Nickinho
Enviado por Nickinho em 21/06/2007
Código do texto: T536115