CRÍTICA INJUSTA DE EPICTETO A EPICURO

Epicuro e Epicteto são dois filósofos sábios que admiro e amo. Mas Epicteto não compreendeu Epicuro. Veja um pouco dessa incompreensão da qual eu até rio: "Por que se incomoda tanto conosco, senhor? Por que interrompe seu descanso por nós? Por que acende sua lâmpada? Por que acorda tão cedo? Por que compõe tantos volumes?... Coma e beba, satisfaça sua paixão pelas mulheres, relaxe e ronque. Que lhe importa se os outros pensam de maneira correta ou errada a respeito dessas coisas?" (Diatribes, ou Os Diálogos de Epicteto, Livro II, 21).

Na "Carta Sobre a Felicidade" a seu amigo Meneceu, Epicuro defende a sua filosofia e mostra que ele é incompreendido por muitos. Explica que tipo de prazer ele defende como princípio da vida feliz. Ele diz que muitos não entendem a sua doutrina ou são mal-intencionados.

Epicteto errou ao criticar Epicuro. Foi contraditório, pois o próprio Epicteto aconselha a não criticarmos ninguém, a não julgarmos ninguém, a não acusarmos ninguém, a não censurarmos ninguém. Epicteto era estoico. Mas Sêneca, outro estoico, compreendeu a filosofia de Epicuro e elogiou este filósofo.

Epicuro era moderado, um homem bom e sábio. Ele vivia em um jardim, com seus amigos e discípulos. Aceitava casais em seu jardim; aceitava mulheres, escravos e até prostitutas, para que estas pudessem, por meio de sua filosofia, ter uma vida com prudência, virtude e sabedoria; para que pudessem ter uma vida feliz. Epicuro é mestre na arte da felicidade. Muito obrigado, ó sábio Epicuro!

Uruçuí/PI, 26 de abril de 2022.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa, amante da sabedoria.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 26/04/2022
Código do texto: T7503661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.