COISA DE QUEM NÃO SABE DE NADA! COISA DE DOIDO E TOLO!

O Sábio não se exibe. Quem se exibe não é Sábio. Eu não sou Sábio e nunca serei Sábio. Isso alegra quem me odeia. Sou apenas um amante da Sabedoria.

Osho disse: "Essas pessoas infelizes simplesmente não conseguem compreender a existência de um ser pleno, alegre, realizado, pois um homem que não conheceu a alegria só consegue desfrutar uma coisa: o sofrimento dos outros" (livro: "Torne-se quem você é: reflexões extraordinárias sobre Assim Falou Zaratustra, de Nietzsche"). No mesmo livro, Osho afirma: "Conhecimento é uma coisa que se pode comprar; há vários mercados construídos especialmente para isso, como é o caso de escolas, faculdades e universidades. A sabedoria, por sua vez, não está disponível em lugar algum, a não ser dentro de você mesmo".

Franklin Leopoldo e Silva, no livro "Felicidade: dos filósofos pré-socráticos aos contemporâneos", no capítulo no qual ele fala sobre o Epicurismo, diz: "A felicidade continua sendo apanágio dos sábios". Apanágio significa atributo, característica ou vantagem particular; privilégio. Isso significa que somente os sábios são felizes. Por isso, fiquei reflexivo, pensativo, porque não sou Sábio, nem sábio. No entanto, eu sou plenamente feliz.

É impossível que eu seja Sábio ou sábio, pois não tenho a pele branca ou clara, estudei em escolas públicas e em um instituto católico. Na minha infância e adolescência, eu ia ao mato procurar pequi, bacuri e outras coisas para vender; ia ao mato caçar o jumento, procurando-o pelo rastro e tentando escutar o chocalho; ia ao mato caçar carvão nas queimadas para cozinhar a comida; ia buscar água distante: de jumento, bicicleta, no ombro ou de carona. As minhas duas casas são simples. Não vivo no luxo, nem uso roupa nem calçado da moda. Não uso pix, não compro nem pago nada por meio de cartão; não uso Twitter nem Instagram; nenhuma mulher me ama. Não busco riqueza, nem poder, nem aplauso ou elogio. Não sou cristão, nem o serei. Portanto, é impossível que eu seja ou me torme Sábio ou sábio.

No entanto, eu sou satisfeito com a minha vida. Lao-Tsé, o Velho Mestre, escreveu: "Quem sabe estar satisfeito é rico. Quem segue seu caminho é inabalável. Quem permanece em seu lugar perdura. Quem morre sem deixar de ser conquistou a imortalidade" (Tao Te Ching, 33). O mesmo Sábio escreveu: "Acumular bens desencadeia grandes perdas. Saber estar satisfeito poupa de infortúnios" (Tao Te Ching, 44). No capítulo 46, na mesma obra, Lao-Tsé escreveu: "Não há desgraça maior do que não saber estar satisfeito".

O Sábio Marco Aurélio, o imperador ou rei-filósofo, em seu livro, "Meditações", VII, 17, escreveu: "A felicidade é um deus benigno ou uma graça divina". Esse mesmo Sábio afirma: "Muito pouco é necessário para viver uma vida feliz" (Meditações, Livro VII, parágrafo 67). Na mesma obra, no Livro V, início do parágrafo 34, Marco Aurélio escreveu: "Você poderá passar todos os seus dias de vida em plena felicidade, se não se desviar do caminho certo, tanto no modo de pensar como no de agir".

Eu não sei de nada. Eu sou um doido. Eu sou um tolo. As únicas coisas que sei é que não vou viver para sempre fisicamente no planeta Terra, apesar de eu amar a Terra. Eu amo a Vida, o Amor, a Verdade e a Sabedoria; amo os livros e o conhecimento; sou amado pelo meu Criador, Guia e Protetor. Eu sou plenamente feliz.

Pastos Bons/MA, 12 de fevereiro de 2023.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/02/2023
Código do texto: T7717703
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.