FRASES QUE SE DESTACARAM PELOS ENGANOS

----------------------------------------------------------------

 

Destaco da antologia feita, em caráter didático, pela Folha de São Paulo, algumas frases que ficaram famosas pelos seus erros (com suas respectivas correções):

 

DILÚVIO.

"Em alguns exemplares da edição de 30 de março (caderno de Esporte), foi informado incorretamente à pág. 4-3 que: Jó (personagem bíblico) criou a arca que salvou as espécies animais do dilúvio. Foi Noé quem construiu a arca." (6/4/95)

 

TATU NÃO NASCE EM OVO.

"Diferentemente do que foi publicado em 29/11, na pág. 5-7 (Folhinha), o tatu não nasce de um ovo. Ele é um mamífero placentário, que se desenvolve na barriga de sua mãe." (6/12/97) 

 

MANDÍBULA.

"O texto 'Chico Anysio deixa hospital no Rio', à pág. 4-2 (Ilustrada) de 20/2, informou: o humorista fraturou a ‘mandíbula direita’. A mandíbula (maxilar inferior) é um osso único." (5/3/97)

 

CRISTO ENFORCADO?

"Diferentemente do que foi publicado no texto 'Artistas periféricos passam despercebidos', à pág. 5-3 da edição de ontem da Ilustrada, Jesus não foi enforcado, mas crucificado, e a frase : No princípio era o Verbo, está no Novo, não no Velho Testamento.” (7/12/94)

 

MENINA SEXUALMENTE RETARDADA?

"No artigo 'A nova guerra civil', publicado à pág. 5-7 de 1°/10, onde se lê 'uma menina sexualmente retardada...', leia-se 'uma menina mentalmente retardada..." (8.dez.95)

 

"MANÉ" CERVANTES?

"O autor de 'Dom Quixote de La Mancha' é Miguel de Cervantes, e não Manuel, como saiu publicado no texto 'Dom Quixote' vira 'nordestino na Globo', à página 5 do TV Folha da edição de anteontem." (19.out.99)

 

IDADE

"Está errada a idade do engenheiro mecânico Claudinei de Oliveira, publicada à pág. 3-11 (São Paulo) de 14/4. O texto dizia: Oliveira tem 54 anos e sua mãe, Edna Cecconello de Oliveira, 52. A idade correta do engenheiro é 34." (19.abr.97) ®Sérgio.

____________________

Na Antologia de erros da Folha de São Paulo a fonte foi:

www1.uol.com.br/folha/circulo/antologia_erramos.htm

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário.

Se você encontrar erros (inclusive de português), faça a gentileza de avisar-me.