ESTÓRIA/ HISTÓRIA

ADIANTO:

ESTÓRIA é uma palavra desnecessária! Podemos viver sem usá-la. Ela não faz falta!

Vejamos!

A respeito de ESTÓRIA, o Prof. Sérgio Nogueira Duarte da Silva, no livro “O Português do Dia-a-dia: como falar e escrever melhor”, ano 2004, na página 40, registra: “Embora já registrada em nossos dicionários, a preferência é o uso da palavra HISTÓRIA em qualquer situação: realidade ou ficção”.

A respeito de ESTÓRIA, o “Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa”, 3ª edição (2011), uma obra enviada às escolas públicas brasileiras, pelo Ministério da Educação, na página 377, registra: “A palavra foi proposta para designar narrativa de ficção, mas a forma preferencial é HISTÓRIA.”

A respeito da palavra ESTÓRIA, o “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, 3ª edição (2004), na página 833, consigna: “Recomenda-se apenas a grafia HISTÓRIA, tanto no sentido de ciência histórica, quanto no de narrativa de ficção, conto popular, e demais acepções”.

Obs.: Os destaques apresentados neste texto foram feitos por mim, objetivando uma melhor ênfase e uma melhor compreensão do assunto, e não pelas obras mencionadas.

CONCLUSÃO:

Se consultarmos os dicionários, veremos que HISTÓRIA é uma palavra polissêmica, ou seja, tem vários significados, incluindo a acepção de “narrativa de fatos reais ou fictícios”, sentido consignado pela edição supracitada do Caldas Aulete, na acepção 3 do verbete HISTÓRIA, sendo, portanto, o significado de ESTÓRIA.

HISTÓRIA é uma palavra que apresenta vários significados. Um deles é o mesmo atribuído à palavra ESTÓRIA. Sendo assim, repito: ESTÓRIA é uma palavra desnecessária.

Obs.:

Este texto não tem a mínima intenção de ser contra os ensinamentos de ninguém. Dirijo o meu sincero respeito a todos que desempenham a brilhante função e missão de educar. O meu objetivo é apenas partilhar conhecimento.

O meu abraço cordial!

Nesta vida, somos todos aprendizes e professores.

Estar sempre aberto à aprendizagem é a melhor forma de estar sempre ensinando ou mostrando alguma coisa boa aos outros, nossos semelhantes.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 22/01/2014
Reeditado em 22/01/2014
Código do texto: T4660652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.