Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ECONÔMIA ou ECONOMIA?

Na cidade em que João mora, determinados comerciantes prometem o que nunca poderão cumprir. Eles prometem o que não existe: ECONÔMIA. Assim, o consumidor não economiza mesmo!

João pede que eu diga: “Não confunda ECONOMIA com ECONÔMICO. ECONÔMICO tem acento; ECONOMIA, não!”

O certo é ECONOMIA. Neste caso, é necessário economizar até o acento circunflexo. Economize ao escrever ECONOMIA! Este acento é necessário em ECONÔMICO.

Parabéns aos comerciantes que promovem ECONOMIA (sem acento circunflexo).

O que será que está acontecendo? Por que palavras tão simples são escritas de maneira errada? Pelo menos em seus slogans, os comerciantes têm a responsabilidade de respeitar as noções básicas de ortografia, pois esses anúncios influenciam as pessoas. As pessoas imitam o que elas veem. ECONOMIA é uma palavra que se encontra em todo dicionário de língua portuguesa.

O pintor (escrevente) deve cuidar do próprio nome, da própria imagem. Se o comerciante, ao entregar um slogan, alguma frase, algum nome ao pintor, entrega com erro na escrita, o pintor (escrevente) tem liberdade para escrever corretamente. Ninguém é obrigado a escrever errado. A obrigação é escrever de maneira correta.

Ninguém é obrigado a saber tudo sobre língua portuguesa. Nem os doutores nessa área sabem tudo sobre o assunto. Não obstante, para haver boa comunicação, todos os falantes do idioma português devem saber o necessário.

Conclusão:
A partir de agora, portanto, escreva assim: ECONÔMICO; ECONOMIA!


Professor Domingos Ivan
Enviado por Professor Domingos Ivan em 14/02/2014
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T4691141
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Professor Domingos Ivan
Pastos Bons - Maranhão - Brasil
444 textos (78658 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 15:12)
Professor Domingos Ivan



Rádio Poética