É MUITO SÉRIO!

Eu não sou contra o internetês: "td blz?" = tudo beleza?

"axu q tb naum vo hj" = acho que também não vou hoje;

"te+!!! abs!!!" = até mais!!! abraços!!!;

"pq, pdc" = por que, podes crer.

Todo ambiente tem uma variedade linguística específica. Isso é muito normal e justo. No entanto, não confunda internetês com falta de conhecimento gramatical. Há muitas pessoas que usam o internetês e têm domínio das noções básicas de ortografia. Identificamos muito bem quando uma pessoa esquece ou troca alguma letra na escrita por simples descuido. Identificamos muito bem quando alguém usa o internetês. Identificamos muito bem quando alguém não sabe escrever.

Não gosto de criticar quem não é bom na escrita, nem me proponho a criticar aqueles que não conhecem muito a gramática normativa. No entanto, lamento o fato de muitas pessoas não saberem o básico de ortografia.

Hoje, no Facebook, eu vi um texto muito mal elaborado. Erros graves. Uma pessoa que mostra não ter concluído o ensino fundamental menor.

O erro torna-se mais grave quando o seu praticante é uma pessoa pública. Os cidadãos públicos têm o direito e o dever de serem assessorados, para não cometerem erros inadmissíveis, nem no conteúdo nem na escrita. O homem público tem uma grande responsabilidade social. Esse tipo de cidadão exerce uma grande influência na sociedade em que ele vive. Ele é referência. Deve ser referência.

Eu não vou mostrar os erros que vi. Muitos bons professores de português, em seus livros e na internet, mostram os erros que veem, para poderem ensinar. Eu, no entanto, neste caso, prefiro não citar as palavras escritas de maneira errada que eu vi. São palavras básicas, comuns.

Que fique bem claro: não estou dizendo que todas as pessoas devem escrever bonito ou sempre correto. Isso depende de dom e de treino ou apenas do segundo elemento. Estou dizendo que toda pessoa deve saber o básico.

A minha mensagem:

Todo mundo que escreve pode e deve ler alguma coisa. Não é preciso que se preocupe em ler muito. Leia o necessário. Cuide de você. A leitura traz novos horizontes. A leitura é fundamental na vida de qualquer pessoa. Leia observando o que está escrito; como se escreve. Se você não teve bons professores, leia e observe muito mais. A observação é fundamental. Aprendemos muito quando observamos a escrita de quem bem escreve, porque vamos tentar fazer a mesma coisa. Não para copiar, mas para nos guiar por aquilo que vemos.

Você que é homem público, solicite ajuda de alguém. Todo mundo precisa de ajuda em alguma coisa. Ninguém sabe tudo. Eu, também, não sei tudo. Na verdade, o que eu sei é muito pouco. É por isso que não paro de estudar e de me dedicar ao conhecimento. Estou sempre aprendendo.

As redes sociais representam um instrumento fundamental nos dias em que vivemos. Elas nos aproximam das pessoas. Mas não podemos ser desleixados. Devemos ter cuidado com aquilo que fazemos, que escrevemos, tanto no aspecto das ideias quanto na escrita. Não devemos ser objeto de zombaria. Quem não sabe o básico na escrita, nem consegue defender ideias importantes. Talvez uma pessoa tenha boa intenção, tenha um bom pensamento, mas o fato de não saber expor o que pensa impossibilita essa pessoa de ser entendida pelos outros. Escrever corretamente é importante para a defesa das próprias ideias.

O que você diria se eu, ao escrever sobre ortografia, não obedecesse às normas gramaticais? O que diremos, então, de quem defende uma boa educação, mas escreve muito mal? O que diremos de quem deseja um país melhor, mas não se preocupa com a melhoria de si mesmo?

Quanto mais alguém se dedica ao aperfeiçoamento de si mesmo, mais esse alguém reconhece que muito pouco sabe. Quanto menos uma pessoa se dedica ao aperfeiçoamento de si mesma, mais essa pessoa não reconhece o quanto ela precisa saber.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/05/2014
Código do texto: T4806012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.