Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EM DOMICÍLIO / A DOMICÍLIO

___________________________________________________

Dúvida Frequente

 

Há, neste caso, uma confrontação entre a norma culta e o uso popular. Ouve-se e lê-se, com muita freqüência, a locução “entrega a domicílio” em substituição a “entrega em domicílio”, conforme recomenda a gramática. Uso verificado até mesmo em pessoas de escolaridade completa.

A gramática normativa considera correta a locução “entrega em domicílio”, e esclarece da seguinte forma:

1. Usa-se [a domicílio] com verbos que indiquem movimento: levar, ir, dirigir-se, trazer, etc.: Foram levá-lo a domicílio (= a casa)

    Conduziram o doente a domicílio.

    Levaram, a domicílio, as compras

► Quem leva, leva alguma coisa a algum lugar (a domicílio = adjunto adverbial de lugar). Portanto, ir a algum lugar, levar a algum lugar, trazer a algum lugar, dirigir-se a algum lugar.

2. Usa-se [em domicílio] com verbos que não indiquem movimento: entregar, dar, fazer, etc.: Fazem-se entregas em domicílio (= em casa)

    Dão-se aulas em domicílio.

    Entregaram, em domicílio, as compras.

► Quem entrega, entrega alguma coisa em algum lugar (em domicílio = adjunto adverbial de lugar). Portanto, fazer unhas em domicílio, dar aulas em domicílio. De forma que as duas construções estão corretas, mas com verbos diferentes. Não devemos, então, confundir “levar” com “entregar”.

No entanto, para alguns gramáticos, essa diferenciação está ultrapassada, pois o uso tem sido a domicílio em ambos os casos. Maria Tereza de Queiroz Piacentini, professora de Português, revisora de textos e redatora de correspondência oficial, argumenta que o verbo [entregar] dá, sim, a idéia de movimento, igual a levar, a ir até o domicílio para fazer a entrega. Entre outros argumentos, diz que o uso do [a] é também um caso de eufonia, pois entrega a domicílio soa e flui melhor do que entrega em domicílio.

Como nossa intenção, além de esclarecer, é a de orientar aqueles que se preparam para um concurso ou exame vestibular, temos de recorrer à gramática tradicional. E, segundo os cânones da gramática normativa (tradicional), o correto é: entregamos alguma coisa em algum lugar e levamos algo a algum lugar. ®Sérgio.

____________________

Para copiar o texto: selecione-o e tecle Ctrl + C.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 25/02/2008
Reeditado em 15/08/2010
Código do texto: T875742

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Sobre o autor
Ricardo Sérgio
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 67 anos
1281 textos (15146505 leituras)
7 e-livros (6326 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/11/14 23:11)
Ricardo Sérgio



Rádio Poética