BASTANTE OU BASTANTES?

___________________________________________

Dúvida Frequente

 

Na língua popular brasileira é generalizado o uso da palavra bastante somente no singular. Tal fato, talvez se justifique pelo motivo de que a maior ocorrência de bastante, no Brasil, é como advérbio (invariável), e não que como adjetivo. Mas na língua culta formal, principalmente escrita, não pluralizar bastante, quando adjetivo, é inaceitável.

Bastante é palavra mutante. Ora é advérbio, ora adjetivo ou pronome indefinido. Vejamos como, essas mutações, se realizam:

1. Bastante será Advérbio de Intensidade e invariável (uso mais comum) quando significar: muito, suficientemente. Neste caso, bastante estará ligado a um verbo, a um adjetivo ou a um advérbio:

    Eles falam <= bastante (muito, suficientemente).

    Elas são bastante (muito, suficientemente) => simpáticas.

    Elas chegaram bastante (muito, suficientemente) => cedo.

Observação: Há frases em que é preferível usar o advérbio [muito]; como em frases deste gênero: Eles ficaram bastante cansados. É melhor: Eles ficaram muito cansados.

2 - Bastante será Adjetivo e variável quando significar suficiente(s) (não suficientemente); neste caso, bastante virá após o substantivo e com ele concordará normalmente: A carne não é bastante (suficiente).

    Há provas bastantes (suficientes) para incriminá-lo.

Observação: Há frases em que é preferível usar o adjetivo [suficiente]; como em: Ele já tem provas bastantes para incriminar o réu. É melhor: Ele já tem provas suficientes para incriminar o réu.

3. Bastante será Pronome Indefinido quando expressar quantidades e/ou qualidades indefinidas. Neste caso, bastante virá antes do substantivo e com ele concordará normalmente:

    Havia bastantes pessoas na praça.

    Bastantes escolas aumentaram as mensalidades.

Observação: Devemos evitar o uso de bastante como pronome indefinido, ou seja, como sinônimo de quantidade. É melhor usarmos muitos ou muitas: Havia muitas pessoas na praça / Muitas escolas aumentaram as mensalidades.

4. OS MACETES

a) O mais comum é substituir bastante por muito (em qualquer dos casos). Se muito sofrer variações como: muita, muitas, muitos; então ele é adjetivo e concordará com o substantivo:

    Jesus realizou muitos (bastantes) milagres.

    Muitas (bastantes) escolas aumentaram as mensalidades.

► Se muito não sofrer flexão, bastante é advérbio e invariável; portanto, ficará no singular: Eles falam muito (bastante). / Todos estavam muito (bastante) alegres.

b) Outro macete menos comum é substituir bastante por vários ou várias. Se for possível a substituição bastante é adjetivo e ficará no plural: Jesus realizou vários (bastantes) milagres. / Várias (bastantes) escolas aumentaram as mensalidades.

c) Se bastante aceitar a substituição por bem é advérbio e ficará invariável: Todos estavam bem (bastante) alegres. Eles ficaram bem (bastante) cansados. ®Sérgio.

Para ter acesso aos 50 exercícios com gabarito, clique: Aqui!

____________________

Para copiar este texto: Selecione-o e tecle Ctrl + C.

Bibliografia: SILVA, Sérgio Nogueira Duarte da. O Português do dia-a-dia. Rocco, Rio de Janeiro, 2003. / MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo. Moderna.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Se vocêencontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.