Belo Jardim

Belo Jardim 80 anos!!!

Não é fácil para mim a missão de apresentar um trabalho, o qual fala de uma cidade como Belo Jardim, principalmente quando esta bela cidade completa 80 anos de existência. Adotei esta adorável e acolhedora cidade como minha terra, pois sou também de origem agrestina, nordestina de Pernambuco, nasci na cidade de Brejo da Madre de deus e fui criada até os dezesseis anos de idade na cidade que é co-irmã desta tão “jovem anciã”, Tacaimbó. Depois, fui para o estado do Rio de Janeiro onde me estabeleci e constitui família. Mas como adotei Belo Jardim como minha cidade, não poderia deixar de me sentir muito orgulhosa e honrada de fazer este maravilhoso trabalho.

É muito importante a reconstituição da memória de uma cidade, ela se torna mais rica quando é feita pelo seu próprio povo, através de fatos e acontecimentos narrados pela sabedoria popular. Sabemos da grande transformação evolutiva que este município sofreu desde seu primeiro habitante até a data atual, missão extremamente difícil organizar, apresenta e anotar dados de um município tão jovem e com características de uma cidade grande.

Na exposição deste trabalho, tomamos o cuidado com a precisão e a objetividade. a relação de datas e fatos principais ao final de cada capítulo; ajuda o leitor reter as informações essenciais.

Os Oitenta Anos de Belo Jardim, retrata a história de um povo bravo e que soube, humildemente, nascer na Lagoa do Capim e se tornar esta Belo Jardim que se apresenta tão formosa. Durante toda essa trajetória, seus filhos, seu maior patrimônio; souberam com inteligência, coragem e galhardia transformar frutos em doce e doce em bateria, levando essa energia a alavancar o progresso de outros povos por este Brasil a fora. Do alfabeto, ensinado ainda nas cartilhas do ABC, aos doutores, professores, políticos, pedagogos, jogadores de futebol, músicos e tantos outros destaques que levaram nossa querida “Terra do Bitury” ou a “Terra de músicos” a se projetar ao topo do cenário nacional.

Parabéns, Belo Jardim!!!

Lídia Albuquerque de Souza

Todos os direitos e responsabilidades desta edição estão reservados a Academia Belojardinense de Letras e Artes.

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 28/01/2009
Código do texto: T1409025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.