TACAIMBÓ NOSSA TERRA NOSSA GENTE

NILTON SILVA – Escritor

Rio de Janeiro.

TACAIMBÓ

NOSSA TERRA

NOSSA GENTE

“Recife não a Veneza Americana

Recife sem mais nada

Recife minha infância” ( Manuel bandeira)

“Meu recife um dia eu vi-te

dormindo imenso ao luar”

(Castro Alves)

Escritores, poetas, escultores, artistas plásticos, cantores populares sempre procuram louvar sua terra natal. Vejamos:

“Minha terra tem palmeiras/ onde canta o sabiá” (Gonçalves Dias)

“Recordo um largo verde e uma igrejinha” (B. Lopes)

Ascenso Ferreira lembrando os canaviais de Pernambuco:

“Suco de cana caiana/ pouquinho é rainha/ muitão é tirana”.

Seria longa, se mostrássemos aqui, a lista de gratidão e confissão de amor ao solo pátrio.

A escritora, poetisa, professora e acadêmica Lídia Albuquerque apresenta em seu livro “Tacaimbó nossa terra nossa gente” um retrato da cidade de Tacaimbó desde os primeiros tempos de povoado. Vemos o grandioso trabalho dos povoadores, a localização geográfica, a hidrografia, os posteriores lugarejos e sítios e o desenvolvimento da cidade. Com perfeito conhecimento Lídia Albuquerque descreve as vaquejadas, o trabalho rural, os hábitos do povo, costumes e preferências alimentares, a historicidade, as crenças e o sentimento teológico. Encontramos nas bem escritas páginas as tradições, os variados motivos regionais, a dança, a festa, a alegria da esperança renascendo a cada dia. Aprendemos com a autora a amar Tacaimbó, Pernambuco e toda a gente que compõe a grande família brasileira das terras do Berberibe e do Capiberibe. a autora descreve a beleza, a ternura e a força da mulher pernambucana, escreve a propósito dos mestres das escolas, vibra em sua pena de escritora o valor dos homens do trabalho, da sabedoria política, da respeitada gente de Tacaimbó. Vemos as primeiras estradinhas, os difíceis meios de locomoção e comunicação iniciais, o empenho dos desbravadores, a história de cada um dos fundadores desde o sertão bravio. Tacaimbó, Pernambuco, está premiada com este livro que não á só uma descrição histórica de uma cidade brasileira, mais que isso, é uma declaração de gratidão e amor para com a terra natal.

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 16/02/2009
Código do texto: T1442056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.