MEUS AVÓS

Ontem, 26/07 foi dia dos avós, e eu só me lembrei a noite, e não tive tempo de escrever nada sobre isso, e pior ainda, não deu para fazer fazer contato nenhum com minha avó, que também é minha madrinha, pena que provavelmente so poderei vê-la no fim de semana (e hoje ainda é segunda-feira). Se ela tivesse e-mail eu mandava um cartão virtual e ela ao menos saberia que lembrei dela...

Pensando não só nos avós, mas nos idosos em geral, damos pouco valor aos nossos idosos, sempre achei isso. Apesar de não ser um aficionado em novelas, vejo na novela "Caminho das Índias" o valor que os indianos dão aos mais velhos, acho isso muito bonito e me identifico com esta característica. Graças a DEUS sou casado com uma pessoa que também valoriza os ensinamentos dos mais velhos, a aproximadamente 2 semanas faleceu o avô de minha esposa "Aninha Castro" e ela escreveu um lindo texto em homenagem ao avô "A TRISTE PARTIDA DE UM EXEMPLO DE VIDA".

Enquanto meu pai era vivo eu tinha um pouco mais de contato com meus avós paternos que também são/eram meus padrinhos, eu sempre ia na casa deles com meu pai, mas após a morte dele, eu me distanciei, não de forma planejada ou voluntária, mas devido às correrias da vida e um pouco por ser um neto meio relapso (reconheço "alguns" dos meus defeitos). Hoje tenho viva apenas minha avó paterna, e raramente vou vê-la, me sinto mal com isso, mas de forma burra, nada faço para mudar esta situação.

Cresci com meus avós maternos, principalmente com minha avó, pois meu avó faleceu um pouco antes de eu completar 9 anos. Muito do que sou devo a eles, minha mãe sempre trabalhou e quem tomava conta de mim era minha avó. Meu avô mesmo doente, ele teve um AVC quando eu tinha entre 3 e 4 anos, me ensinou muito, principalmente histórias da Bíblia, e analisando suas atitudes, mesmo doente, hoje vejo um de seus maiores exemplos, ele era a prova viva daquele versículo "Em tudo dai graças" (1 Tessalonicenses 5.18), pois mesmo doente, na cama, ele nunca reclamou, e para desespero de minha avó, quando alguém perguntava como ele estava, sempre respondia que "estava tudo bem, graças a DEUS". Até hoje, não conheci pessoa mais doce e com coração mais puro que meu avô.

Minha avó merece um capítulo (ou seriam alguns vários) especial em minha biografia, não sou o presidente do Senado, mas também prezo a minha biografia. Estivemos juntos por praticamente 21 anos, de quando eu tinha 1 ano de idade até um pouco antes de eu completar 22 anos. Já falei um pouco sobre ela no texto "EM DEFESA DA INTERNET". Não sei como elaconseguia, ao mesmo tempo ser tão brava e amorosa ao mesmo tempo. Muitas vezes, assim como quando penso em meu pai, fico pensando o que ela pensaria e como reagiria ao mundo de hoje (ela se foi em 1998) e à minha vida hoje. Com certeza não aprovaria tudo o que fiz, mas creio que me daria apoio (a seu modo) na maior parte de meus atos. Eu me deliciava com a forma dura que ela tratava as pessoas quando julgava necessário (e sei muito bem como eram as broncas dela, pois levei inúmeras), mas reconheço que a seu modo, sem bajular ninguém, e sem esforço para agradar, ela conquistava as pessoas, sempre admirei isso.

Se eu contar tudo o que vivi com minha avó passaria o dia escrevendo e não temos tanto tempo assim, e você não terá paciência para ler.

Com meu avô paterno, apesar de ele ser também meu padrinho, não tínhamos tanto contato, ele sempre foi mais calado, ficava na dele, era um homem alegre, porém uma pessoa séria e não era de conversar tanto com as pessoas.

Minha avó paterna, que eu carinhosamente chamo de "Dinha" é um doce de pessoa. Uma lutadora. Hoje, devido à idade já não tem conservadas as suas faculdades mentais, mas nos momentos em que a memória ajuda tem ótimas histórias para contar. Hoje ela é minha principal fonte de ligação com a família, amo estar com ela.

Cada um a seu modo, meus avós foram/são grandes exemplos para minha vida. Não sou um grande conselheiro, mas digo a quem tem seus avós vivos, aproveite o máximo de seus avós e preste atenção a seus ensinamentos.

Mesmo com um pouco de atraso, falando de meus avós quero aqui fazer minha homenagem a todos os avós.

Alcir Andrade
Enviado por Alcir Andrade em 27/07/2009
Código do texto: T1722680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.