Reedição do Mito? (Releitura da obra "O Filho do Homem" da artista plástica Cheyenne O'Reilly)

Inspiração vertida sobre a exposição

"O Filho do Homem" da artista plástica

Cheyenne O’Reilly - Salvador - Ba

* * *

Alfa... Ômega

Equilíbrio... Desequilíbrio

Gênese... Apocalipse

Tese... Antítese

Síntese... Síncrese

Blocos oníricos, imagens da existência, miragens da alma saltam à tela numa transcendência de cores, deixando entrever uma abordagem maniqueísta, sorvendo do sagrado uma coexistência profana e vice-versa.

As linhas de força se opõem passando a retratar um conflito vívido, do pêndulo em seu movimento ritmado, transfigurando-se num monstro serpenteante_elemento dúbio, personificação do mal: o bem destituído de sua sabedoria primaz.

Na pseudo-realidade, segmentos de auto-interpretação vêm estabelecer um “pacto”... no aqui-agora vivencial o ontem ressurge e na raiz dos pecados, o perdão adquire novo sentido.

Conteúdos do abandono são pincelados denunciando insofismáveis verdades. A figuração dessa realidade traduz uma amálgama de valores éticos e morais que culminam num contexto social cruel e incompartilhável. Em contrapartida, no cerne desta questão ressurge o “mito humano” banhado de singularidade, oportunizando a "Redenção".

A artista, estrelinha uma retomada de valores, denuncia a relação significado-significante, imprimindo um desejo íntimo de proteção e auto-revelação. Com propriedade, mergulha no estigma do cotidiano de seres “des-propriados” de si mesmos: indivíduos estanques, vitimados na sua energia auto-gestora. Ao identificar as lacunas interiores com as carências do mundo, o idealismo, estruturalmente romantizado, se sobressai no espaço-tempo existencial, onde a historicidade sugere uma reformulação cosmoética de princípios norteadores do auto-determinismo frente à inter-relação criador-criatura.

______________________________

Cheyenne O’Reilly (Artista Plástica) - Influenciada pelos movimentos Impressionistas, Surrealistas e Cubistas, afirma um estilo próprio de exprimir suas firmes idéias através da pintura. Com temas que versam especialmente sobre o homem e a natureza, seus trabalhos são considerados de grande vigor e maturidade pela comunidade artística baiana.

Seilla Carvalho
Enviado por Seilla Carvalho em 19/02/2010
Reeditado em 31/12/2010
Código do texto: T2094527
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.