Pronunciamento da academia.

 

SENHORES ACADÊMICOS, AUTORIDADES E SOCEIDADE BELOJARDINENSE PRESENTE.

 

      Há justamente dois anos nossa cidade recebia a notícia do funcionamento e desenvolvia a atividade literária atendendo a uma convocação da grande incentivadora da cultura interiorana e nordestina, hoje radicada na bela Cidade do Rio de Janeiro, Sra., Lídia Albuquerque. Confesso-lhes que a princípio relutamos ao convite formulado em razão de algumas dificuldades locais e regionais. Mas, como somos afeitos aos desafios, terminamos por tocar o barco e graças à confiança depositada e os incentivos passamos a recrutar diversos segmentos da cidade e da região. Hoje, passados dois anos de luta e árduo trabalho, eis a nossa Academia Belojardinense de Letras e Artes numa plena energia respirando cultura e promovendo ações que já assinalam sua presença nos grandes eventos e acontecimentos da cidade.

      NOS REPORTAMOS com bastante orgulho participação de ilustres condutores da educação da terra, numa galeria respeitável encabeçada por Antenor Vieira, Maria do Carmo Paes, Celina Souza, Monsenhor Assis Neves, Olindina Mergulhão, Pe José Miguel, Sebastião Cabral, Risoleta Cavalcante, Elny Sampaio, Arthur Maciel e outros que no momento têm atuação das mais destacadas nos mais diversos estabelecimentos de ensino da cidade do Bitury, Mas nossa academia tem um registro a assinalar, É no símbolo mais significativo e que ostenta com galhardia; Cidade de músico. Sua vocação maior contribuindo notadamente para o mercado nacional, apesar dos problemas enfrentados. Que digam os seus mais ilustres professores de música Ulisses e Vavá Vieira. É a música a linguagem de paz e amor, contribuindo de maneira extraordinária para proteger centenas de nossos jovens. Nosso tributo maior as bandas Cultura e Filarmônica, universidades da música por excelência em Belo Jardim, município de um perfil dos mais auspiciosos e também voltado para desenvolver a indústria do turismo, não esquecendo a sua estrutura industrial propriamente dita... Belo Jardim de suas paisagens que embriagam, suas praças, seus jardins e suas águas que dão um verdadeiro banho de incentivo a amar o que é mais belo... Assim é a terra do Bitury que abriga escritores, poetas, cantadores e também trovadores... Que no passado mais recente desfilavam nas ruas e bares cantando o amor... De quem se dedica de coração pleno e ativo na busca da felicidade. É Belo Jardim do ontem, do hoje e do amanhã bastante promissor.

      O que podemos neste momento frisar Nossa eterna gratidão a todos que confiaram na convocação, vencendo o desafio e batendo o martelo por mais um ano de vitória, a qual com muita sinceridade a dedicamos a Lídia, a Academia do Rio de Janeiro e, por último a uma figura que nos seus cem anos fez história conosco, assistindo a fundação da ABLA, que é o amigo e irmão que partiu para eternidade deixando uma lacuna entre os amigos e familiares MANUEL MAMEDE DA SILVEIRA.

Lidia Albuquerque
Enviado por Lidia Albuquerque em 07/06/2010
Código do texto: T2305101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.