Eternamente Pai

Hoje, depois de uma semanada de dias chuvosos e muito gelados, o dia amanheceu com um sol radiante e com um clima mais quentinho. Tem um leve vento lá fora, que acaricía as folhas das árvores, sacudindo-as para lá e para cá suavemente, como um gostoso sopro divino.

É uma data, instituída pelos homens como o dia dos pais.Dia oito de agosto. Interessante o motivo que move a alma humana a datar o que lhe é concebido como de suma importância, como de valor inestimável, como insubstituível.

O Dia dos Pais tem origem na antiga Suméria e foi herdado pela Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Foi a maneira que Elmesu encontrou de demonstrar a seu pai o que tinha em seu coração, e que muitas vezes não conseguimos transmitir com palavras, ou que pensamos que um abraço ou um olhar profundo não consiga passar a extensão do quanto queremos passar.

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Sonora Luise foi motivada pela necessidade que assola todas as almas que conhecem a experiência do amor sem limites, do amor sem distinções, sem proporções.

No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).

Seja de onde for pai é uma pessoa que serve de referência e é o porto seguro de muitos de nós. Não é à toa que alguém tão especial tem um dia dedicado especialmente a ele. Hoje é o Dia dos Pais!

Enquanto mãe, fico muito feliz ao saber que nosso dia é um dos mais queridos do ano, só perdendo para o Natal. Pesquisas no comércio indicam que a procura por presentes no Dia dos Pais fica em quarto lugar, atrás do Natal, do Dia das Mães e até do Dia dos Namorados.

Justificativas mercadológicas à parte, não é isso que devemos ressaltar quando pensamos em nossos pais. A figura paterna é de fundamental importância na vida de todos.

A denominação pai é atribuída ao homem que gera ou adota um filho. Mas ser pai é ir além de tudo isso. Há muitos tipos de pai:

Tem o pai coruja, que acredita que tudo que seus filhos fazem é melhor; o pai atrapalhado, que se confunde na hora de conversar e até troca os nomes dos filhos; existe o pai motorista de carrinho de compras, que basta ser o provedor da família. E existe o Pai ao qual juntamente com todos os demais eu quero fazer minha homenagem especial, que é ao Pai que vive em mim, que atua em mim, que nunca nem na vida nem na morte me abandona. O Pai que foi, que é e que sempre será eternamente Pai.

Meu...seu...Pai de todos nós...Deus Pai Todo Poderoso. Repito o credo que Jesus Cristo inspirado pelo Espírito Santo dedicou como presente ao seu Pai e Nosso:

Pai Nosso que estais no Céu,

santificado seja o vosso Nome,

venha a nós o vosso Reino,

seja feita a vossa vontade

assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje,

perdoai as nossas ofensas

assim como nós perdoamos

a quem nos tem ofendido,

e não nos deixeis cair em tentação,

mas livrai-nos do Mal.

Amém!

Presenteio aquele que é

de suma importância para mim, aquele que tem valor inestimável, que é insubstituível para mim. Aquele que eu tenho como exemplo e a quem eu dedico a minha pessoa em sua totalidade.