Depoimento sobre meu livro by Cesar Drucker

A autora descreve neste livro toda a sua vida, mostrando um excepcional exemplo de superação, sobre uma mudança tão adversa que ocorreu com seu corpo. Ela, uma dona de casa comum, casada, com um filho, começa a sofrer sintomas, que vão se agravando, sem ter a identificação de uma doença. Afinal, vem a saber que sofre de esclerose múltipla, doença neurológica que vai imobilizando-a pouco a pouco, sem cura conhecida.

A coragem que Marcia Garcês vem mantendo durante quinze anos, reconhecida como um exemplo pelos seus familiares e amigos, agora pode ser compartilhada com mais pessoas, graças ao patrocínio da Light. Cada vez mais aumenta a consciência dos direitos dos deficientes à igualdade de oportunidades, seja entre a população, seja entre entidades públicas e privadas.

Mas em volta de nós, a realidade é adversa aos deficientes. Há falta de acessibilidade em ruas, transportes, cinemas e teatros, restaurantes, até em motéis. É preciso que a mídia e governo promovam políticas públicas para que, na sociedade, os deficientes sejam ativos e participativos. Há boas iniciativas recentes: a autora vem sendo beneficiada pela ONG Novo Ser, que disponibiliza o banho de mar, com esteiras, cadeiras e cuidadores nas praias. No Carnaval, ela desfila na Marquês de Sapucaí com a escola de samba para os deficientes, a Embaixadores da Alegria. Merece ser citada a promoção da acessibilidade, que vem sendo feita pelo Conselho Estadual de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro- CREA-RJ.

Pode ser que narrativas detalhadas como a de Márcia Garcês, sobre a evolução da sua doença, sirvam para os pesquisadores médicos em busca da cura - há uma esperança, a longo prazo, sobre células tronco. Mas é certo que agradará aos leitores que apreciam a energia e determinação surgidas na adversidade.

Márcia Garcês
Enviado por Márcia Garcês em 06/04/2011
Código do texto: T2892765