DE PAI PARA FILHO
 
 
Os pais sempre querem o melhor para os filhos, claro que há exceções, pais que dizem: primeiro eu, depois você! O que não é e nunca foi o meu caso, sempre abri mão da minha própria vida pelos filhos, quem me conhece sabe que sou assim. Mas abrir mão da própria vida não quer dizer ser infeliz pode ser menos feliz para vermos nossos filhos felizes. Embora isso seja um conceito particular, mas sei que a maioria pensa assim, os pais sempre querem dar tudo e de tudo para os filhos, normalmente dizem que se não teve seu filho terá.
 
Mas qual o maior desejo de um pai para o filho? Boa pergunta com diversas respostas, porque muitos podem até concordar com uma determinada coisa, mas nunca será a unanimidade, sempre haverá quem discorde e pense diferente, posso querer que meu filho seja o melhor profissional e dane-se o resto, assim como posso querer que ele seja uma pessoa humilde, porém, feliz. Mas são raros os que pouco querem para os filhos, aí tem uma maioria absoluta em que todos querem o sucesso do filho, sua fama, sua vitória em tudo que fizer e por aí vai.
 
Por outro lado, os filhos tendem a imitar os pais, ainda que sejam profissionais de diferentes áreas, mas terão a mesma forma de conduzir seus negócios ou função. Recordo da minha infância quando conheci um senhor que era um bom comerciante e seus filhos foram para profissões distintas, mas todos tinham algo em comum, sempre queriam ganhar, não importava o que ganhassem, queriam levar um dinheiro, uma simples vantagem lícita. Um dos filhos chegou a ser eletricista e quando ia acertar o trabalho era engraçado, usava os mesmos termos que seu pai.
 
Quando comecei a vida profissional fui trabalhar nas indústrias da minha cidade, fiz uns cursos de eletrônica e eletricidade e trilhei por esses caminhos por longos anos, sempre gostei de reparar os objetos, problemas de mau funcionamento lá estava eu com minhas ferramentas fazendo a coisa funcionar. Via aquele defeito como um desafio e sempre me saía bem, cheguei a ser muito conhecido pelas disputas com as máquinas, pela graça de Deus eu sempre ganhei, se funcionava anteriormente eu faria voltar a funcionar. Depois fui ser administrador dos reparadores, até decidir mudar radicalmente de profissão, foi uma mudança significativa e que me deu algum dinheiro.
 
Meu primeiro filho homem quis seguir o mesmo caminho, estudou na escola técnica, passou no vestibular da universidade estadual para engenharia elétrica e depois foi fazer direito, se formou e hoje é um brilhante advogado, tem seus defeitos, mas também tem suas qualidades. Hoje ele completa vinte e poucos anos, ainda um jovem, com sonhos a realizar, com sua luta incansável pela vida, tem muitos amigos, é admirado por muitos e odiado por um único desprezível inimigo que temos. Meu filho vive a defender os presos pobres, que são aviltados nos seus direitos, até nisso ele me copiou. Quero e desejo todo o sucesso para meu filho, que ele sempre se mantenha na linha da dignidade e decência como até hoje esteve.

Feliz aniversário Afonso Luciano Jr, que Deus te conduza ainda que você ande pelo vale da sombra da morte, não temas, porque Ele estará sempre contigo. Assim como no dia que você andou pela primeira vez numa Ferrari, aos 22 anos, vencendo um desafio para me convencer, te desejo que você possa vencer todos os desafios da tua vida, com calma, dignidade e temente a Deus.