TRIBUTO A SOLIDARIEDADE

Texto originalmente escrito em Dezembro de 2011.

 
Existem coisas na vida foram feitas para ser compartilhada, isso é SOLIDARIEDADE, e tem que ser um sentimento INCONDICIONAL, senão não tem serventia!
Para aqueles que o conhecem, muitíssimo obrigado por nortearem o universo de minha família, e contribuindo para a formação do caráter de um HOMEM, para aqueles que ainda não o conhecem saberão quem é meu filho, ao vê-lo abraçado comigo em público e até ao me verem beijando sua face.
FILHO,
Estávamos em 1995, não me lembro à data e hora, mas o fato o cenário, ainda está fincado e solidificado em minha memória, por quê?
Seu pai estava desempregado, a situação econômica não era a das melhores, auto-estima estava baixíssima, e a única alegria de minha vida e o que me motivava era ter a sua companhia e de sua mãe, isso me encorajava muito e alimentava meus anseios.
Todos que me conhecem, sempre ouviram de mim, que eu não conheço pessoa mais SOLIDARIA no mundo do que você, quando entôo seu nome EverTON, não é para reprimir é para alertar que alguma coisa, fato, meio está querendo afetar sua conduta, graças a DEUS isso nunca aconteceu, devido à atenção que EU, sua mãe (DETE), seus avós (Walter Brito (em memória, mas vivo dentro de mim), Turmalina (sempre justa e solidária), Roldão (se dignidade tem sinônimo a palavra é ROLDÃO), Julia (na casa da vovó sempre tem R$ 1,00 e um pão de queijo) aos tios Wlademir e Andréa (vos amo), Wagner e Angela (vos amo), Vanessa (te amo), Leonor e Martins (vos amo), Ana e Bibo (vos amo), Nininha e Bebeto (vos amo), Mauro e Sueli (vos amo), Zé Carlos e Célia (vos amo), Sumair (a eterna a única, não consigo encontrar palavras para você, por isso seguem minhas reticências, para que aqueles que te conhecem possam me apoiar nos adjetivos que elevam sua pessoa................... ), a todos os sobrinhos que não irei citar para não incorrer na indelicadeza de deixar algum nome de fora (mas que sabem do imenso amor que tenho por vocês e esse amor é incondicional), aos amigos dos anos dourados de ITÁ (que pelo mesmo motivo não irei citar nomes) aos seus amigos (essa lista é com você) e a uma princesa (LETICIA) e sua família que estão entrando nesse seleto grupo, demos e que por vezes possa ter passado despercebida diante dos seus sentimentos e seu imenso coração.
Andava com você, próximo a praça do correio em São Vicente-SP, onde fomos criados, você nem tanto, mas seus princípios e valores tiveram sua germinação nessa cidade e nesse ambiente, continuando o texto que vai ser um mar de elogios, ou melhor, um universo. Segurava sua mão, pensando o que seria do amanhã, se alguém iria me ligar dizendo que tinha um trabalho para mim, meus passos eram lentos, cheios de anseios e desejos de te dar uma boa vida, onde seus sonhos pudessem se concretizar de uma forma mais amena do que os meus.
A caminhada continuava, o quarteirão parecia não ter fim, você meu FILHO, freou meus passos, não entendi, suas palavras ainda de aprendiz, mas com toda a SOLIDARIEDADE do mundo, me disse:
- PAI! A MULHER TE CHAMOU
Sem muito ânimo, busquei no meu raio de visão, quem seria essa pessoa, avistei uma senhora com duas crianças, VOCÊ ME conduziu até a essa mulher, e eu perguntei o que ela queria, e ela disse:
- MEUS FILHOS ESTÃO COM FOME!
Realmente!! o meu dinheiro era pouco, mal dava para TE ofertar algum privilégio, e VOCÊ disse:
- PAI COMPRA PÃO PARA ELES!
FILHO leia e grave essas palavras com a máxima ATENÇÃO, e que sirva de horizonte para você educar seus FILHOS, MEUS NETOS.
Naquele instante, poderia ter dissecado o maior DOM que DEUS pode dar ao SER HUMANO, sua tão sublime SOLIDARIEDADE, poderia ter tirado VOCÊ daquele ambiente, e TE transformar em algo que nem adjetivo tem.
Mas não, ALGUÉM, com certeza foi DEUS, me disse ao pé do ouvido:
- COMPRE MENOS PÃO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, MAS SASSIE A FOME DESSAS PESSOAS, VOCÊ NÃO IRÁ SE ARREPENDER!
Estava na porta da padaria Barão do Rio Branco, entrei, pedi 10 pães, 300 gramas de mortadela e 2 litros de leite (essa primeira encomenda era para aquela senhora), mais 3 pães para levar para casa, esse seria nosso lanche, meus últimos trocados se foram, não teria mais dinheiro para a condução, teria que ir a pé, e o conduzindo em meu colo, mas mesmo assim o fiz. Coloquei isso em suas mãos, e ai EU TE CONDUZI, PARA AQUILO QUE SE TORNOU SINÔNIMO DE EVERTON - SOLIDARIEDADE
E VOCÊ COM CERTEZA ASSIMILOU, MUITO OBRIGADO POR TER APRENDIDO A LIÇÃO, QUE ELE (DEUS) NOS DEU!
FILHO,

Essa é a primeira parte, ainda não acabou! Como se diz em Minas Gerais,
Uma cachaça boa, um franguinho na panela uma boa prosa na cozinha não se dispensa, então senta, que essa prosa tá ficando boa!
A minha carreira profissional, me fizeram por vezes estar distante de VOCÊ e de sua MÃE, em momentos que sonhava fazer uma FOLIA, maior exemplo que o seu aniversário de 18 anos, não existe e eu não me perdôo até hoje, isto ainda é algo que tenho que me resignar!
Por isso, já peço o SEU apoio, eleja o local, forme a lista de convidados, insira o cardápio, convoque a banda, pois no dia 27 de Fevereiro de 2013, ninguém no mundo ira me impedir de EU, VOCÊ sua MÃE e os seus convidados de fazermos uma FESTA DE ARROMBA!!!!!!!!
E como dizem, elogios de PAIS são suspeitos, faltava um tempero nesse franguinho na panela e veio de uma forma!!!!! Algo tão glorificante em MIM e sua MÃE, e a TODOS que TE Rodeiam, ainda fazem ou fizeram ou farão parte do SEU MUNDO!!!! (estendo aqui, a participação de todos na formação do caráter desse HOMEM!
Não o conheço, mas farei questão e está na minha agenda, conhecer seu COMANDANTE no exército, vamos juntos ATIRADOR AGOSTINHO! Pois com certeza ele reforçou os alicerces da sua DIGNIDADE e SOLIDARIEDADE. Viu que eu não estava errado quando fazia torcida para você servir o EXÉRCITO!!!!
Agora a prosa, vira uma mensagem e encerramento, a continuação dessa prosa, fica para o dia 22 de Dezembro, na casa da Vó Julia, e também numa mesa de sinuca no bar do Zé Augusto, onde você ira levar outro coro, vai treinando porque não vou dar chance alguma.
AMIGOS MEUS e PRINCIPALMENTE DO MEU FILHO!
Nada no mundo pode ser mais glorificante, do que ouvir, de uma pessoa que recebe treinamento para ser bruto, porém justo, as seguintes palavras que foram ditas a minha DETE no cerimonial do fim do serviço militar do EVERTON (MEU FILHO). Para aqueles que fizeram parte dessa história, entenda-se que foi dito a DETE, porém é para todos VOCÊS, MIL BEIJOS E INFINITOS ABRAÇOS, E QUE NOS VOLTEMOS A TOMAR UMA EM BREVE! NUMA VERDADEIRA FESTA DE POLACO (ESSA SÓ UM GRUPO DE ITÁ ENTENDE)
“EXISTEM PESSOAS NO MUNDO QUE SÃO TÃO BOAS, QUE NOS FAZEM SENTIR VERGONHA QUANDO ESTAMOS AO LADO DELAS, EU ME SINTO ENVERGONHADO QUANDO ESTOU AO LADO DO SEU FILHO, DE TÃO BOM QUE É ESSE RAPAZ”

FILHO! ATÉ A VISTA E OS MEUS BEIJOS SERÃO PESSOALMENTE, SE PREPARA PARA SER BEIJADO E MUITO!!!!!!!