Acásico amigo

É estranho pensar em como, às vezes, a vida reserva maravilhosas surpresas para nós. O amigo a que homenageio com este texto, foi uma delas.

Comecei a reparar que em várias e várias situações nós nos encontrávamos em comunidades de discussão de literatura. Coincidência ou acaso, não sei, mas era até engraçado... Daí criei coragem e me dirigi a ele, que educadamente me aceitou como amigo virtual. Pronto, estava criado o elo. Conheci o Danilo.

Depois, com o tempo, essa característica virtual da nossa amizade foi se perdendo cada vez mais. Com tempo e os acasos dessa vida, nossa amizade foi ficando real, ao ponto de vermos exposições juntos, partilhar segredos, rir. Conversarmos todo domingo à noite como se fôssemos velhos amigos, amigos de infância e morássemos a duas casas de distância.

Tivemos ocasião de almoçar juntando angu com farofa, traçar planos de viagens e até querermos vender nossas casas para irmos ver Clarice em São Paulo. Ébrios de amizade e mocidade. Descobrimos que somos cinzas, mas que temos a arte para amenizar isso e o sentimento de amizade: ele, babi e eu.

Passeamos pela rua, falando como loucos, querendo contar muitas e muitas coisas. O tempo curto, correndo. E era então outra pessoa que eu conhecia: Danny, como bem apelidou nossa amiga em comum, Babi. Não uma pessoa diferente, mas a mesma e que se permitiu conhecer mais profundamente.

Depois, descobri outra faceta dele, mais cômica um pouco. Ao menos aos meus olhos: Juanito. Sempre ouço com atenção quando ele chega a essa parte da história. Porque ele tem uma tal capacidade de amar que assusta a gente. Amor franco, direto, puro. Coisa de canceriano, de se doar muito. E, Deus, como eu acho isso admirável!!!

Enfim para meu grande amigo Danilo, meu irmão, eu desejo um feliz aniversário e que essa data se repita ainda muitas vezes, trazendo sempre a possibilidade de renovarmos os votos de felicidade, paz, alegria, VIDA, para essa pessoa maravilhosa que és e que, sempre, nos motiva a viver, tornando menos pesada um pouco a passagem por esta terra.