CANUDOS

Quem não ouviu falar nos Sertões de Euclides da Cunha?
Páginas de sofrimento de um ano de massacres, violência e miséria que fizeram parte da história do Sertão Baiano no século 19?

Conflito histórico-religioso, entre Antonio Conselheiro e seus seguidores, contra os militares e o governno.Aconteceu no período pós proclamação da República. As idéias do líder, de não se subjugar ao governo vigente e implantar uma comunidade alternativa, incomodavam. Deste ato, uma tropa de 100 soldados foi levada ao local para acabar com o levante. Vergonhosamente vencido, o exército voltou com mais de 10 mil soldados e o troco veio com violência absurda, num massacre que durou um ano e ficou para a história.

Vários estudiosos, pesquisadores e curiosos, seguem por conta própria em visita por essa região, a fim de descobrir vestígios dos que viveram naquela época e sentir de perto o cenário das páginas dos Sertões.

O Sertão Baiano engloba as cidades de Monte Santo, Canudos, Uauá e Euclides da Cunha. Trecho batizado como "Caminhos do Sertão".

Em Monte Santo, a mais importante cidade religiosa da região, existe uma serra para onde se chega cruzando o Caminho de Santa Cruz.
O percurso é íngreme, com quatro quilômetros de pedra, ao longo do qual se avistam 23 capelas, cujas alvenarias representam os quadros da Via-Sacra de Cristo. Do alto, avista-se toda a cidade.

É um roteiro que nos remete à história sofrida de um povo, mas com paisagens muito bonitas( serras, vegetação típica e faunas). As  ruínas da Velha Canudos e os  museus de Euclides da Cunha são também  atrações imperdíveis.

Assim sendo, mesmo com poucos recursos hoteleiros , vale à pena a visita.

Esperamos que a Secretaria de Turismo da Bahia, finalmente desengavete  projetos de turismo histórico e religioso, viabilizando o incremento deste setor na região e gerando renda e emprego ao povo.




Texto baseado na reportagem do Jornal do Comércio de  31 de janeiro de 2008
Carol Botelho.