O motorista e o cientista

Um cientista fazia uma palestra há trinta anos e há trinta anos o cientista era levado para fazer esta palestra em um imenso auditório, por um motorista, que estava com ele há trinta anos e o levava também a outros lugares, diferentes do lugar aonde o cientista ia dar a palestra que dava há trinta anos, acompanhado por ele, seu motorista.

No meio do trajeto, para a palestra que fazia há trinta anos, dentro do carro, o cientista falou para o motorista: Motorista, você me acompanha nesta palestra que faço há trinta anos. Hoje eu estou com vontade de ficar observando de fora esta exposição, será que você aceitaria fazer no meu lugar esta palestra que faço a trinta anos?

Disse então o motorista: Claro meu nobre cientista. Há trinta anos eu o acompanho nesta palestra, assim me sinto capacitado para falar plenamente em seu lugar, nesta palestra que o Sr. dá há trinta anos, pois aprendi tudo o que o Sr. fala nestes trinta anos em que lhe acompanho neste seu ofício ao público do auditório para onde vamos.

Trocaram então de lugar e o motorista ficou no lugar do cientista. Entraram no auditório e o motorista fez uma preleção de elevado nível. Foi aí, no entanto, que cometeu um erro e perguntou se alguém tinha alguma pergunta. Logo um jovem lhe argüiu sobre algo que ficava difícil até mesmo para o próprio cientista dar a resposta certa.

O motorista então, agora cientista, não se fez de rogado, pois o cientista agora motorista havia se posto no final do auditório, observando a tudo. Dirigiu-se então o motorista ao moço jovem e lhe disse: Meu jovem, a sua resposta é tão simples de ser respondida que eu vou solicitar ao meu motorista, que está no final da sala que a responda!