O RABINO E O GAROTO ESPERTO

UM RABINO E O GAROTO ESPERTO

A muitos anos antes mesmo de Cristo... Numa aldeia judaica, havia um garoto muito esperto, superdotado. Sua família enfrentava grande dificuldade financeira. Muito observador o garoto sempre via que após a saída do visinho, que passava a noite no pastoreio das ovelhas do patrão; a casa era visitada por um homem bem afeiçoado, trajando vestimentas finas, ornado com muitos anéis e jóias. Nem sempre o via sair. Se saia deveria ser em altas horas, quando o garoto já dormia.

Certa vez por ocasião de seu aniversário o guri ganhou do padrinho um porquinho. Logo imaginou com este porquinho irei ganhar muitos dinares. Em uma bela tarde, o garoto se despediu da mãe, dizendo que iria comercializar seu porquinho. A mãe não aprovou muito bem, mas também não reprovou. E lá se foi o menino. Ao passar pela casa vesinha, la estava o granfino a bater na porta. Ofereceu-lhe a comprar seu porco, mas o homem recusou. Como todo superdotado é bom vendedor, entrou na casa acompanhando o homem, insistindo a negociarem. Eis que de repente a mulher vem apavorada dizendo que o marido estava de volta. “O patrão o dera folga”. O homem sem saber como agir entrou no forno de assar biscoitos que havia na cozinha. O garoto entrou atrás com seu porco. Ai foi uma noite inteira de negócios. O guri dizia: - senhor me compra o porco! – Já disse que não quero porco! – Então vou gritar! – Quanto queres? – Dez dinares!- Feito e pago... – Senhor venda-me o porco? – quanto pagas? – cinco! E assim passaram a noite. Negociando diante as ameaças do garoto. Pela manhã quando saiu em liberdade o garoto estava com seu porco, todo o dinheiro e jóias tirados do granfino. Pasmo, com o sucesso. À tarde. Lá vai o guri tentar vender seu porco novamente. Passando na porta de uma sinagoga estava um Rabino pregando a palavra a um grupo de jovens. Aproximando disse o guri: Oh senhor mestre da lei... Queres comprar-me este porco? Soltando fogo pelas ventas o rabino respondeu: oh seu miserável filho da mãe... Vades vender porco pro diabo que te carregue seu miserável, comprei e vendi esse maldito à noite toda, agora pode gritar o quanto querer filho do diabo!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 31/12/2009
Código do texto: T2004435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.