OS COMPADRES E A DOR DO PARTO

OS COMPADRES E A DOR DO PARTO

Vizinhos e amigos de longos anos. Amizade sólida, muita confiança, comadre não muito novinha, trabalhou para o compadre durante anos, era madrinha da caçula. Casou e ficou morando na fazenda. Depois de uma gravidez pra la de complicada. Chegou sua hora. Chamaram a parteira mais nada da criança nascer. Dois três dias fez um monte de simpatia e nada valeu. Pediu socorro para um bruxo curandeiro. Compadre foi o mensageiro. Recebeu um pequeno patuá, uma especie de amulêto de pano costrurado, com uma oração dentro, segundo afirmação do bruxo. Era colocar no pescoço da comadre, ela desentalava na hora.

Foi tiro e queda, assim que chegou foi colocar, o rebento chorou. Compadre ficou abismado nunca vira coisa tão boa. No dia seguinte teria que devolver. Assim foi feito. Muito curioso, compadre imaginou em copiar a oração, abriu o patuá com todo cuidado. Mas esqueceu que não sabia ler. Encontrou um moleque pelo caminho: - menino tu sabe ler? – Sei sim senhor! – Então me leia isso! –VAI OU RACHA!- O quê? Tá me achando com cara de trôxa moleque? – Jeito nenhum senhor! Juro por Deus! - Se não é verdade pode cair um raio na cabeça? –Na minha ou na do senhor? –Na sua seu pirralho! - Pode sim! Ao perceber que o guri não mentiu fechou o patuá e devolveu! Ficou calado! Noutro dia foi ver com estava à comadre. – Bom dia comadre como tá passando? - Há compadre nem te conto! Coloquei aquela oração no pescoço, mas não foi ela que resolveu não! Foi meu pensamento positivo compadre! - Como assim pensamento positivo?-Quando a coisa ficou feia; pra não morrer, eu pensei seja o que Deus quizer agora:VAI OU RACHA! Botei toda a minha força nas partes, o molequinho espirrou longe! – Pois olha comadre pode ter fé porque a oração é esta mesmo!É VAI OU RACHA!

- Compadre não imagina como é triste a dor do parto! Eu não desejo nunca uma dor dessas pra você compadre! – Cala a boca comadre você por que nunca se assentou em cima dos bagos! Certa vez, que fui montar a cavalo,você nem imagina, desceu todo meu peso em cima dos bagos... Quase morri de dor, vi tudo que é estrela do mundo! Tudo pela primeira vez é isso mesmo, depois a gente aprende!

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 28/03/2010
Reeditado em 28/03/2010
Código do texto: T2163404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.