CHIFRE EM FOGUEIRA DE SÃO JOÃO CAUSA CONFUSÃO

Festejar o dia de são João com fogueiras, quadrilhas, pau de sebo, comidas e guloseima típica é uma tradição em nossa terra. Uma demonstração de fé mantida por várias famílias no Vale do Picão. Um simbolismo folclórico que une os habitantes numa calorosa confraternização.
Entretenimento com danças, brincadeiras, como por exemplo, pular a fogueira, alguns afirmando que a meia noite em ponto caminha descalço sobre a incandescente fogueira, uma verdadeira inteiração, com sorteio de brindes. Em fim uma bela demonstração de fé e calor humano.
Ontem tivemos a oportunidade em participar de mais uma destas calorosas efemeridades, desta vez promovida por uma família que já está na 3ª geração mantendo a tradição. Uma festa pra caipira nenhum botar defeito. No desenrolar da festa houve uma quebra de protocolo que fugiu um pouco as regras, mas que valeu pela repercussão causada. Inesperadamente alguem mais abusado jogou um chifre na fogueira. Imagine o resultado! O odor espalhou por um raio de meio quilometro ou pouco mais. A principio quando começaram a perceber o cheiro. Logo se ouviu uma mulher dizendo. – Joãozinho vá lá filho! Veja se teu pai entrou naquela brincadeira de pular a fogueira!Logo que o cheiro engrossou mesmo; uma confusão dos diabos! Para mais de meia duzia de mulheres, num desespero louco a procurar o marido, imaginando que o pior teria ocorrido, que seu amado estava ardendo nas chamas da fogueira.
“Quem mandou terem culpa no cartório, quem não deve não teme!”
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 25/06/2010
Reeditado em 02/07/2016
Código do texto: T2340060
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.