O QUIPETITE

A gente estava no Tobas’Bar jogando conversa fora, sacumé, antes de começar a caxeta quando o Zoião chegou perguntando se o Quipetite tinha aparecido por ali.

“Quipetite?”

Que raio de apelido é esse? Pensei.

Que a moçada frequentadora, todos tem seus apelidos vá lá. Normal. Tem o Dilico, o Cudefrango, o Célião, tem o Peru, o Piodecobra(quem quiser saber o porque é só ler o texto com esse título), tem o Satanais e seus dois filhos, o Cachorro e o Terotero( o apelido é consequência da língua presa e criar passarinhos de gaiola), tem o Bira, o Vazin, o Xupacabra.

Tem também o Grilo(adivinhem o tipo físico do sujeito), o Xarope, o Falaketo. Isso sem contar o Prancha e o Niba que vazaram antes deste mundão e nessas horas devem estar depenando anjos no Céu na caxeta ou sendo tosquiados pelo Coisaruim, se acaso foram pro Inferno, na bocha.

Tudo gente boa. Boa pra botar apelido nos outros. Falar a verdade acho que os únicos que escaparam foram o . . .. Rapais! Não lembro de ninguém!

Até eu, que já carrego o Nickinho que assino meus textos, dia desses tentaram me impingir outro. Só porque dei uma aparada na cabeleira e ficou um penacho bem aqui na frente, pois não é que começaram a me chamar de Calopsita? Só não pegou porque não dei muita bola e até incorporei meio a contragosto. Chegava no bar e alertava:

- Chegou o Calopsita, minha gente!

Melhor tática pra não pegar é essa. Assumir.

Agora, Quipetite? Vai ser apelido estranho assim em outro lugar!

Inda se o Zoião fosse poliglota. Manjasse um tantico assim de língua estrangeira, podia até ser que estivesse falando garoto em Frances. Mas o Zói? Que mal domina nosso português e vive tascando os “nóis vai, nóis fui, nóis fiquemo” por aí afora? Fosse o Biriba, que a filha dá aulas no CCAA e dia desses entrou num entrevero com o Zói por chamá-lo de Bigais, quando na verdade queria dizer Big Eyes, e o dito cujo achou que era alguma coisa relacionada com bichinhas, aí tudo bem. “Bigais é a putaquiopariu!” xingou o Zoião na época. “Viado duas veis?” inda falou antes de encher o coitado do Biriba de porrada.

Que aqui acontece umas coisas que vou te contar. Eu mesmo no principio de minha comparecencia no boteco, um dia , elogiando a criatividade em nomear o lugar de Tobas’Bar, comentei se não havia tido alguma quizumba quando do registro na Junta Comercial.

“Quizumba porque? Que é que tem colocar meu sobrenome no estabelecimento?”

Foi quando descobri que o nome dele era Arlindo Toba. Fala sério? E eu que um certo tempo tinha vergonha de me chamar Valentim Sebastião. Tudo por causa do Tião Medonho, do filme Assalto ao trem pagador.

Mas voltando ao Quipetite, indaguei do Zói.

“É que dia desses garimpei uma fulana até gostosinha e tascamo os dois pro 10Real. Quando tamos entrando com quem damos de cara, de mãozinha dada e coisa e tal? Quem? Quem?”

Lógico que eu não sabia.

“ O Jonas e uma zinha que vou te contar! Baixinha, magra, barrigudinha. Meio dentuça faltando um centroavante bem ali na área de frente.”

Muito feia? Perguntei.

“ Feia? Imagine uma mulher horrorosa.”

Ahn ahn!

“ Agora fais veis 50”

Mas o que tem a trepada dos dois a ver com o apelido?

“ Ah, meu rapais! Encarar uma dragoa daquelas não é pra qualquer um não. Tem de ter apetite. Mas muito apetite!” enfatizou.

Bem, aí entendi. E claro, caí na risada!

Obs. Nº 1:- 10Real é um motelzinho barato aqui da Vila. Daqueles bem fedegoso.

Obs. Nº 2:- Lembram do Cudefrango lá de cima? Inda não sei como surgiu. Nem porque. Assim que descobrir o porque eu volto e conto pra vocês. Tá bom assim?