A igreja do Zóião

O Zóião me convidou pra gente fundar uma igreja.

- Mas Zói( é assim que chamamos ele na intimidade), eu sou ateu de carteirinha, você sacana até no nome. Que droga de igreja a gente teria condição de fundar?

- Tem de ser especial pra fazer isso?

- Acho que sim.

- Então como é que tem esse monte de safados criando? Neguinho se aperta e tchicabum, monta um Ministério. Acho que tem de ser honesto não.

- Igreja? Murmurei quase inaudível.

- Veja bem – continuou – voce tem essa mania besta de escrever bobajada e até hoje publicou merda nenhuma( como perceberam ele era tão sutil como um elefante bêbado numa vidraçaria).

- E?

- Ce num viu o Edir Macedo?

- Que tem ele?

- Publicaram um livro contando sua história e já tascaram mais de 700.000 livros de primeira edição. Todos vendidos e lá vem vindo a segunda .

- E o que tem O Bispo com nossa igreja?

- Simples! Daqui uns tempos voce escreve a história da minha vida e vira bestseller. Tô até vendo! O Cardeal, nas bancas de todo o Brasil.

Fui obrigado a concordar que o Zóião, apesar da sua mania de grandeza, subindo de cargo episcopal, tinha uma certa razão.

- E qual o diferencial que nossa igreja teria das demais? Voce sabe que se for igual não vamos ter fiéis nem pagando.

Ele deu uma coçada na barba rala.

- Tava pensando em Igreja Biscateriana do Brasil.

- Como? – será que eu havia entendido direito?

- Isso mermo! Ou Ministério dos Ex! Vamos atender ex-putas, ex-viados, ex-deputados e todos os ex que existirem.

- Nossa Igreja terá, além dos Evangelhos, os evanovos e os evanmaisoumenos. Pra ganhar algum extra faremos um consórcio do Céu. Centrão um pouco mais caro. Arrabalde, merreca. Favela no Paraiso, de graça.

Eu estava sentindo um pouquinho de medo ouvindo o Zóião falando assim. Seria sacrilégio?

- Tenho até um discurso maneiro para arrebanhar fiéis.

- Tem?

- Os cegos andarão; os mudos ouvirão; os aleijados enxergarão. Cara! Vai dar o maior Ibope!

Eu começei a duvidar que ele estivesse no juizo perfeito.

- Maginou! Eu pastor, voce tesoureiro! E a gente podia inovar . Dízimo podendo ser pago em boquete ou beijo na boca se o caixa estiver cheio.

Depois dessa deixei ele falando sózinho. E saí de fininho espiando as nuvens escuras no céu. Um medaço do cão que caisse um raio nimim.

Nickinho
Enviado por Nickinho em 30/11/2007
Reeditado em 16/12/2007
Código do texto: T759030