CRITICA DO LIVRO ‘’ QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO’’ DE SPENCER JOHNSON :

O livro Quem mexeu no meu queijo, escrito por Spencer Johnson, M.D é uma estória onde quatro personagens dois ratos Sniff e Scurry que possuíam corpos e cérebros pequenos mas um instinto apurado para caçar sua comida, o queijo e os duendes Hem e Haw que possuíam corpos pequenos, mas cérebros avantajados procuravam queijos dentro do labirinto.

Sniff e Scurry usavam o método Behaviorista estimulo resposta, tentativa e erro para encontrar os queijos. Havia uma grande parceria entre os dois, um farejava a direção do queijo ( Sniff) e o outro corria na frente( Scurry).

Hem e Haw usavam o método humanista de usar suas habilidades e competências de pensar , estudar e aprender com experiências passadas, que estimulam os duendes a realizar melhor seu presente e a refletir agendando o futuro.

Os Duendes possuíam cérebros avançados e por isso pensavam e agiam totalmente diferente, no entanto tinham o mesmo objetivo, achar, devorar e saborear o queijo suculento, como vencer esse impasse.

Sniff e Scurry conseguem achar , pegar e saborear o queijo no posto Q, Ham conseguiu achar queijo no posto N , só Hem que não conseguir achar outros queijos.

No entanto, a lição de Quem mexeu no meu queijo é, cooperativismo de ideias e ações dinâmicas, geram consequências boas á equipe, como no caso dos ratos Sniff e Scurry.

O egoísmo, a ambição desenfreada dentro da equipe gera conflitos irreparáveis nas divisões de tarefas e na consequência dos atos grupais, como aconteceu com Hem e Ham, os duendes.

Os Ratos Sniff e Scurry dividiram os lucros do trabalho eficiente de uma equipe. Os duendes Hem e Haw, se dividiram cada qual para um lugar diferente para acharam seus queijos.

Haw era um duende que praticava a adaptabilidade em todas as ações cotidianas e encontrou o queijo no posto N. Hem era um duende que praticava o comodismo, por isso não achou o queijo.

O erro aqui é a falta de dialogo ao criar e resolver problemas juntos. Devemos sempre acreditar que para conseguir o queremos é preciso , estimulo , o incentivo e ação social de várias pessoas.

A vida dos ratos Sniff e Scurry e os duendes Hem e Haw é a personificação de nossos instintos e raciocínios tanto quanto pensamos, agimos, ensinamos e aprendemos nas lições familiares , educacionais, religiosas, políticas, cientificas, filosóficas e sociais.

O Labirinto é o obstáculo que devemos vencer diariamente para termos sempre habilidades e competências essenciais e satisfatória em nossa vida cotidiana.

Vivemos uma vida como á de Sniff ,Scurry , Hem e Haw, criando e fazendo observações e experiências cotidianas.

Vivemos uma vida como á de Sniff, Scurry , Hem e Haw colhendo evidências, provando –as e aplicando – as diariamente, para então conseguimos pegar e saborear o delicioso queijo.

Carlos Angrense
Enviado por Carlos Angrense em 16/07/2013
Código do texto: T4389560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.