Rede Social

USE AS REDES SOCIAIS PARA ALAVANCAR SEU SUCESSO E SUA VIDA •

Você coloca as redes sociais à favor do seu sucesso ou do seu fracasso ? Você é uma pessoa agradável ou desagradável dentro das redes sociais ? Ao invés de criar seu sucesso você está criando seu fracasso, sem perceber que está fazendo isto ?

Quantas vezes você não teve vontade de dizer àquele amigo desagradável, que só posta coisa chata, que ele é um estorvo dentro da sua timeline, mas não diz isto à ele, e muito menos o exclui de sua lista com medo de magoá-lo ? Algumas vezes não é mesmo ? O problema é que, muitas pessoas desagradáveis, que não possuem o mínimo senso do que é coerente e o que não é dentro de uma rede social, nunca irá ficar sabendo que, ao invés de agregar amigos, estará espantando amigos virtuais e REAIS.

Uma boa apresentação e um bom conteúdo dentro de uma rede social também é um fator primordial para o seu sucesso ou o seu fracasso, independente da área que você atue, ou até mesmo dentro da área do "sem ter o que fazer". A área é o menos importante nesta reflexão. O importante é que, ao criar um perfil em uma rede social, deve -se levar em conta alguns processos éticos e a percepção de que seu conteúdo não está sendo visto apenas por aqueles que o seguem ou estão em sua network de amigos. O MUNDO o estará vendo, até mesmo aquele Chinês, do outro lado do mundo que você acha que nunca irá conhecer, mas em uma destas reviravoltas da sua vida, você pode ser convidado à trabalhar na China, e adivinhe !!! Aquele mesmo Chinês que viu um monte de pornografia e violência em seu perfil, será o seu Chefe !!! Ou você ainda acredita que a empresa que está te contratando como profissional já não olhou seu perfil de cabo a rabo ?

Ter um perfil em uma rede social é expor ao mundo o que você é, o que você faz, o que você pensa, o que você pretende, as suas qualidades e as suas fraquezas, o time que você torce, as fotos que tiraram de você bêbado e soltinho da silva na última balada, e às vezes até os detalhes da sua última briga de casal. Portanto é necessário adotar o equilíbrio e o bom senso em saber que o que você posta em sua timeline, pode estar sendo visto por crianças, adolescentes, adultos, idosos, empresários de sucesso, criminosos, os bombeiros, a policia e acredite, até o Papa no Vaticano !

Se você ficou preocupado em saber se você é ou não desagradável e corre o risco de perder ao invés de ganhar dentro de uma rede social, convém você dar uma espiada em algumas dicas que se tornam essenciais ao bom convívio e à boa apresentação dentro das redes sociais, e se isto não serviu para você, de repente servirá para aquele amigo que ainda não entendeu que os posts dele de pornografia, revolta, textos religiosos fanáticos, violência e animais mortos não está agradando a ninguém. Aproveite a oportunidade e compartilhe este post em sua página. Quem sabe você não dá uma sorte de postar bem na hora em que ele está online ?

Aqui vão algumas dicas que podem ser bacanas para o dia a dia em uma rede:

• Tem algum problema pessoal à resolver com alguém ? Ligue para esta pessoa, marque um encontro e tenha uma conversa adulta frente a frente. Ninguém na rede social está interessado em saber se seu amigo deu em cima da sua namorada ou se sua Mãe te deu uma bronca porquê você chegou bêbado em casa.

• Cuidado ao postar frases, mensagens e textos, esquecendo-se de mencionar quem os escreveu. Se não é de sua autoria ou não sabe quem escreveu, o melhor que você tem a fazer, é não postar, correndo o risco das pessoas acharem que foi sua a ideia. Procure sempre descobrir de quem é a autoria. Isso é respeitar a opinião e possuir ética.

• Ninguém quer saber em que ônibus você está, debaixo de que ponte da Marginal Pinheiros você está parado com o seu carro ou o que você está comendo no horário de almoço. Evite narrar o dia inteiro o que você está fazendo e pensando. Rede social não é Big Brother, e acredite, ninguém está interessado em saber o que você faz a cada segundo na sua vida, a não ser você mesmo. As pessoas dão valor às suas ideias e não à sua dúvida em que roupa vestir para trabalhar.

• Sua timeline é o mapa de sua mente. O que você pensaria sobre a mente de alguém que só critica o governo e o país, vê conspiração em tudo, só pensa em foto de pornografia, gente seminua e fomenta imagens de violência ? Entenda que as pessoas que veem seu perfil sempre irão ter a certeza de que você é o que você posta. Portanto, seja sim sincero, transparente e original, seja você em suas postagens, mas por favor: "Poste com Moderação e Bom Senso !".

• Criar polêmica e discussão vez ou outra possui fatores muito positivos, mas não faça disso um modo de se destacar entre as pessoas, se tornando o "Senhor Polêmico". Acredite, este é um modo negativo de se destacar em uma rede social. Uma polêmica ou outra é até produtiva e todo mundo gosta, mas criar discussão em tudo quanto é post que seus amigos inserem não é nada produtivo e nada agradável.

• Não passe o dia inteiro enviando convites de joguinhos, eventos, aplicativos e marcando pessoas em fotos e textos sem autorização. Fica mais bacana de sua parte enviar uma mensagem privada à pessoas específicas e próximas à você, perguntando se elas realmente desejam jogar alguma coisa com você, participarem de algum evento junto com você, usarem algum aplicativo que você achou interessante ou acompanhar você em uma foto ou texto. Quantos convites você recebe todo santo dia de pessoas que você nunca viu mais gorda na vida, que deixam você surtado de raiva ? Pois é, as pessoas pensam a mesma coisa quando você manda uma enxurrada de convites à elas. E por favor, JAMAIS insira uma pessoa em uma conversa pública sem a autorização dela ! Pergunte antes se ela deseja participar da conversa !

• Por fim, se você quer falar de sí mesmo o tempo todo, sem sequer dar um curtir ou efetuar um comentário em um post de algum amigo, a rede social não é o melhor lugar para você, pois ela é uma rede pública, não uma rede privada, onde só existe o seu nome e o seu perfil. Lembre-se que rede social não é a mesma coisa que ter um Blog !!!

Seu perfil público é VOCÊ materializado no mundo virtual !!! Seja sábio ao se utilizar de uma rede social, transformando-a em uma grande aliada e uma maravilhosa ferramenta para o seu sucesso, seu crescimento e sua realização pessoal, emocional ou profissional que você tanto deseja, ao invés de torná-la a principal razão de sua derrota e seu fracasso, seja como profissional ou como pessoa. Simples detalhes mal administrados podem se tornar grandes desastres no futuro.

Um bom convívio, mesmo entre pessoas virtuais, é imprescindível em qualquer rede social pública. A maioria das pessoas que entram na rede, buscam ALEGRIA, ALTO ASTRAL e BOM HUMOR, não TRISTEZA, TRAGÉDIA e GENTE CARRANCUDA. Disso, a nossa vida diária já está cheia !!! Pense nisso !!!