MOMENTOS DE REFLEXÃO

“Há pessoas que não querem apenas ganhar: querem que você perca. E elas nem percebem que também perdem se você perder.” (Carlos Hilsdorf).

Este texto diz tudo. Expressão verdadeira de todos os dias de nossas vidas. São momentos, situações e pessoas que passam pela vida da gente e são sempre passageiros. Alguns duram anos, e nem assim a conhecemos, outros, apenas alguns segundos, mas o fato é que nada na nossa vida é para sempre, nem a gente mesmo.

A tempestade comprova a amizade, e revela os falsos amigos. É melhor ter inimigos que mostrem o que são do que amigos que se mostrem afetuosos: inimigos te falam a verdade, amigos falsos nunca. Amigos falsos são como a tua sombra. Eles te seguem quando faz sol, mas te deixam assim que sua vida escurece um pouco.

Os amigos verdadeiros duram pra sempre, apesar dos problemas e dificuldades. Os falsos se revelam nos bons momentos. Quando você está no topo, lá estão eles do seu lado.

Alguns amigos se perdem, outros ficam esquecidos com o tempo e novos amigos são feitos pelo caminho. Enquanto alguns se transformam em seus inimigos, outros se transformam em pessoas valiosas. Mas o que é inevitável é que eles façam parte da sua vida. Eles sempre estarão por perto.

Somos exatamente o acúmulo de um pouco de tudo o que já passamos e vivenciamos na vida. Somos um pouco dos desafios que superamos, quedas que tivemos, pessoas que cruzaram nossos caminhos, lugares que conhecemos e das lições que aprendemos dia após dia.

E depois que tudo se vai o que sobra? Uma grande bagagem de experiências e lembranças, nas quais guardamos tudo o que passou e que permitem, ao mesmo tempo, com que tudo isso continue vivo dentro da gente.

As lembranças mantêm vivos os sentimentos, as esperanças, alegrias e tristezas que colecionamos todos os dias, a vida inteira. Podemos guardar mais lembranças e acrescentar mais cor, cheiro e vida à nossa vida. Viver sem lembranças é estar morto com vida.

Nunca permita que alguém corte as suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do teu céu. Nunca deixe seus medos serem maiores que a tua vontade de voar. O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar.

Plínio Luiz Teixeira 10/05/2014 - 23:27hs