NÃO ESPERE E MOSTRE!

Não espere que o seu filho chegue aos 16 anos de idade para mostrar que a vida não é sempre como queremos. Logo antes dos cinco anos de idade, comece a dizer a seu filho que toda pessoa é digna de respeito; que ninguém merece ser desrespeitado. Comece desde cedo a mostrar a seu filho ou a seus filhos a importância de cada vida e a importância das diferenças, desde que essas diferenças não sejam prejudiciais a ninguém, nem a si mesmo. Mostre – através de palavras e exemplos – que toda vida humana é inviolável e que todo ser humano tem o direito de viver dignamente.

Ensine a seu filho ou a seus filhos os valores da honestidade, da sinceridade, do respeito, do amor. Ensine através de palavras e através do seu testemunho de vida. Não espere que seus filhos completem 16 anos para dizer que não podemos fazer tudo o que queremos fazer; que somos livres, mas somos responsáveis por aquilo que fazemos, por nossas escolhas; que a vida tem limites. Ensine seus filhos a serem solidários; mostre a eles que a vida merece estar acima de tudo. Diga, através de palavras e ações, que as drogas não ajudam as pessoas a terem uma vida melhor. Mostre que bebida alcoólica é droga; que cigarro é droga e que nada disso é bom para a saúde das pessoas. Além de dizer que bebida alcoólica é droga; que cigarro é droga, não se esqueça de ser exemplo: não use droga.

Dialogue com seu filho e com toda a sua família. Mostre a importância do diálogo e da escuta. Mostre que cada pessoa da família é muito importante e que ninguém é melhor do que outra pessoa. Ensine princípios éticos e morais. Testemunhe com o seu exemplo. Mostre a importância dos estudos na vida de cada ser humano; que é mediante o estudo que as pessoas conseguem um espaço ativo na vida social e no desenvolvimento da humanidade; que estudar é necessário e prazeroso, porque o conhecimento nos mostra novos horizontes e abre os olhos da nossa inteligência para conhecermos a realidade na qual vivemos, o mundo no qual nos encontramos, além de nos ajudar a compreender a vida.

Nunca defenda um político corrupto. Não se deixe conduzir por uma política que deixa milhões de pessoas sem saúde, educação, cultura, lazer, esporte, trabalho, moradia. Lute por uma educação de boa qualidade, pela saúde de todas as pessoas. Lute por um mundo melhor para todos. Não ensine seus filhos a odiar; ensine que eles podem se indignar diante das injustiças. Mostre que o ódio faz muito mais mal a quem o alimenta em si mesmo do que à pessoa odiada. Mostre que o ódio é um sentimento que faz mal à saúde e à espiritualidade de quem o alimenta. Ame e ensine a amar todos os seres humanos, ainda que tenhamos o direito de não concordar com as atitudes de muitos. Ensine seus filhos a desenvolver uma relação amorosa e íntima com Deus, mas que seus filhos não se deixem levar por falsos profetas.

Não espere que seu filho chegue aos 16 anos de idade para ensinar tudo isso, porque aos 16 anos poderá ser muito tarde. Mostre, com amor, o que é a vida para seu filho, mas deixe que ele escolha o próprio caminho com dignidade.

Agora, eu peço desculpa pela ousadia de sugerir tudo isso a você. Eu não sou e jamais serei melhor do que você. Eu sou um pecador, mas um homem que deseja trilhar o caminho do bem e que deseja viver o que escreve e defende.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/04/2015
Código do texto: T5215633
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.