Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vício Bom


Desde criança, adoro ouvir estórias. Lidas, apenas contadas, sobre a família, sobre a infância dos meus pais... enfim, adoro ficar ouvindo e criando as imagens da maneira que achar conveniente. Acho que isso me fez ficar mais criativa, me fez gostar de escrever, de ler e também de fantasiar.

Lembrei disso porque hoje, vendo tantos pais excessivamente ocupados, fico preocupada com alguns aspectos relacionados com a educação dos filhos. A vida corrida, os afazeres, o computador, muitas vezes liberado em demasia para as crianças, talvez até no intuito de, inconscientemente, substituir a falta dos pais.

Não sou contra computadores, não sou doida. Apenas acho uma ferramenta perigosa, que deve ser usada com acompanhamento dos pais. Quantas crianças passam o dia batendo papo apenas, jogando jogos violentos ou inadequados para a idade? Isso fora os enormes erros de português que tenho percebido entre os adolescentes que, além de escreverem por “códigos”, escrevem mal.

Os pais não devem esquecer que o incentivo à leitura é algo muito importante. Ler um bom livro, de um bom autor, incentivado pelos pais, comentado, discutido. Isso é uma lição de vida.

Hoje, como existe uma infinidade de autores e na realidade nunca poderemos prestigiar a todos, é importante orientarmos nossos filhos para que leiam, a princípio, os bons, os melhores, desenvolvendo assim o senso crítico deles. Dessa forma, o gosto pela leitura vem naturalmente, pelo prazer da leitura, da discussão, das maneiras diversas que cada um traduz o que leu.

Não tem nada como apanhar um livro e degustar uma boa leitura...

Mas isso é um hábito que deve ser estimulado em nossas crianças desde pequenininhos. Quando ainda não sabem ler, é importante que os pais leiam muito, com expressões e entonações que passem para eles as sensações vividas pelos personagens.

Os computadores vieram, a tecnologia está em nossas vidas, em tudo e é claro que devemos acompanhar essa evolução, familiarizando nossos filhos com essa ferramenta magnífica. Porém, não devemos esquecer dos livros maravilhosos, de autores que devem ser lidos, relidos e do delicioso hábito de ler que só tem na verdade a acrescentar.

É importante o estímulo dos pais, eles são os exemplos.

Agora diga, tem alguma coisa melhor do que chegar em casa, tomar um banho, jantar e correr para nosso livro de cabeceira?
TACIANA VALENÇA
Enviado por TACIANA VALENÇA em 17/09/2007
Reeditado em 17/09/2007
Código do texto: T656171

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
TACIANA VALENÇA
Recife - Pernambuco - Brasil
1969 textos (149573 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 19:28)
TACIANA VALENÇA

Site do Escritor