AME E VIVA SAUDAVELMENTE!

Ame! Você não sabe até quando terá vida para poder amar. Não perca seu tempo odiando alguém. O que você consegue de bom com isso? Não seja um destruidor de si mesmo. Quem odeia faz muito mais mal a si mesmo do que aos odiados.

O ódio já causou e continua causando um grande mal à humanidade. Não há registro de que o ódio tenha sido bom em algum momento da história humana. Ninguém registra algo bom praticado com ódio. Não pense que o ódio é força. Ao contrário, o ódio é fraqueza.

É muito fácil odiar as pessoas, vingar-se, ser agressivo. Não pense que exista “ódio sadio”. Não regrida! Não volte ao estado de natureza; ao estado de “guerra de todos contra todos”; ao estado no qual “o homem é o lobo do próprio homem”, como bem teorizou Thomas Hobbes. Não seja como os animais, que não sabem usar a razão; que não têm esse privilégio, essa prerrogativa, essa capacidade. Se você não quer amar, é uma opção sua. No entanto, não odeie. Você pode ser indiferente a quem você não considera digno do seu amor. Mas não seja vítima de si mesmo. Quem odeia faz muito mais mal a si mesmo do que aos odiados. Deixe de ser masoquista! Use a inteligência! Não perca a oportunidade de se humanizar.

Não perca o senso crítico, mas não fique só criticando. Aprenda a se encontrar consigo mesmo. Busque a paz e a justiça, mas não condene ninguém. Veja os exemplos dos grandes seres humanos da humanidade: Jesus Cristo, Buda, Francisco de Assis, Sócrates, Gandhi, Nelson Mandela. Esses homens nos deram o exemplo a ser seguido. Jesus, além de ser homem, é Deus.

Não tenha medo de mudar de opinião. Busque boas ideias e uma boa prática de vida. Não trate as pessoas como se tratam as coisas. Busque a justiça. Não pague o mal com o mal. O grande sábio Confúcio dizia que devemos “pagar o bem com o bem e fazer justiça ao mal”. Se for impossível amar, não odeie. Seja justo diante do mal. O ódio é autodestrutivo. O ódio é próprio de quem não domina seus instintos, seus impulsos animalescos. O amor é de quem deseja humanizar-se. Confúcio ainda dizia: “Não faça aos outros aquilo que você não deseja que os outros façam a você”. Se você odeia, você está ensinando a ser odiado. Portanto, ame e viva saudavelmente!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/12/2014
Código do texto: T5075941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.