Feliz Aniversário, Meu Amor

Quando você chegou eu não estava lá. Não sei se foi um dia de sol ou se estava frio e chovia.

Pensei que seria bom saber. Com o recurso da Internet, que não existia naquela época, consegui descobrir que os hits das paradas eram: Back In My Arms Again dos Supremes, Satisfaction dos Roling Stones, This Diamond Ring com Gary Lewis e Unchained Melody com os Righteous Brothers. Descobri que 1965 foi um ano cheio. Instituído pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação, viu Vargas Llosa se casar, Glauber Rocha ser preso, as primeiras forças de combate dos EUA chegarem ao Vietnã do Sul, a sonda espacial Venera pousar em Vênus e os partidos políticos brasileiros serem cassados pelo AI 2. Nesse ano, nasceu também a Globo Platinada, a UFRRJ e a MPB, com a antológica interpretação da canção Arrastão, na voz da jovem Elis Regina, no primeiro Festival de Música Popular Brasileira. Nasceram ainda Diane Lane, Marcello Antony, Brandon Lee, Sarah Jessica Parker, Robert Downey Júnior, Tiririca, Betty Gofman, Brooke Shields, Elizabeth Hurley, Daniela Mercury, Fredrik Reinfeldt, Otávio Muller, Maria de Medeiros, J K Rowling, Shania Twain, Charlie Sheen, Adriana Calcanhotto, Chris Penn, Denise Fraga, Björk e Ben Stiller. Enquanto vocês chegavam a este plano, dele partiam Winston Churchill, Stan Laurel, o Magro da dupla O Gordo e o Magro, Malcolm X, Nat King Cole, Le Corbusier.

Descobri que no dia de sua chegada ao mundo Cingapura proclamou sua independência da Federação da Malásia.

Tantos fatos históricos importantes mas ainda me pergunto o clima naquele dia. Parece uma pergunta tola, não é? Não é.

Eu acho que estava chovendo. Acho que era um dia escuro e frio. Penso que o céu estaria chorando muito já antevendo a saudade de você.

Por outro lado, acho que só mesmo um sol esfusiante para explicar esse seu jeito brilhante de ser.

E bem provável que os dois. Que o dia tenha se iniciado triste e úmido e você, ao dar seu primeiro grito, expulsou as nuvens de chuva e fez o sol brilhar, não sem antes presentear a pequena cidade de Santa Rosa com um lindo arco-íris no céu.

Não foi assim que aconteceu? Tudo bem. Era só uma metáfora, pra dizer que foi assim que você nasceu pra mim.

Feliz aniversário, meu amor! Eu espero que Deus te dê muita saúde, muita paz, muito sucesso e que você continue sempre a iluminar meus dias.