NOVO NASCIMENTO

“E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”.

Jesus respondeu, e disse-lhe: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Disse-lhe Nicodemos: “Como pode um homem nascer, sendo velho?” “Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”

Jesus respondeu: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. “Não te maravilhes de te ter dito: necessário vos é nascer de novo”. (João 3:1;7)

O novo nascimento implica em nascer de novo da Palavra do Santo Deus; é ter mente e coração limpos e transformados pela água purificada. É morrer para as coisas deste mundo, para as fantasias e ilusões que ele nos apresenta. A pessoa que nasceu de novo vive conforme a palavra de Deus, que diz: “Buscai-vos, em primeiro lugar, o meu reino e a sua justiça”... (Mateus 6:33)

Muita gente renasceu neste mundo não da Palavra de Deus, mas do nome da sua “denominação”, da amizade com o pastor, das belas canções gospel. São muitos os que têm ouvido falar sobre o Espírito Santo, do seu batismo, do falar em línguas, mas sem ter ainda nenhum esclarecimento sobre o Espírito Santo e Seu relacionamento com o cristão convertido.

Se você não é convertido na Palavra, não faz idéia o quanto é importante para todo cristão buscar, receber e manter o batismo no Espírito Santo. Ele é o poder que capacita o cristão a praticar a Palavra de Deus e perseverar até o fim apesar de todas as dificuldades deste mundo.

Mas saiba também, que o Espírito Santo não impede o cristão de cair em pecado e voltar ao mundo, e eventualmente até perder sua salvação. Ele enche a pessoa de poder, mas nunca tira sua liberdade de decidir o que ela quer para si mesma, o livre-arbítrio. O Espírito Santo é Deus em você e dentro de você.

Lemos em Tiago 1:17-18: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai da Luzes, em quem não pode existir variação ou sobra de mudanças. Pois segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.”

A palavra de Deus igualmente registra: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (...) vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. (Ezequiel 36:25;28)

Na verdade não merecemos recebê-lo, pois somos pecadores, mas podemos reivindicar este direito da mesma forma em que cremos nas suas cura, perdão, libertação, etc. O Espírito Santo vem sobre uma pessoa, não pelos seus méritos, mas pela fé na promessa, pela humildade de coração, pela sinceridade de entrega diante do Criador.

Se o Espírito Santo não for o primeiro em nossos corações, Ele certamente não será o segundo. Ele tem que se tornar a prioridade número em nossas orações. Só depois de nascermos da água e sermos lavados pela palavra de Deus é que nosso coração é transformado. Só depois disso, Deus nos dá seu Espírito.

Para converter-se ao Senhor é necessário mudar de direção, mudar o caráter e a personalidade. Você precisa fazer a sua parte crendo na palavra, reconhecendo a necessidade de limpar sua vida, aceita-la e se esforçar para colocá-la em prática.

O Espírito Santo é a viva água limpa; a pessoa é o Seu templo. Antes que Ele venha e habite nela, a pessoa tem que limpar sua vida e garantir que ela esteja limpa. Ela tem que abandonar e ficar longe do pecado. Isto prepara seu coração para o derramamento do Santo Espírito de Deus.

Na medida em que a pessoa busca o batismo através das orações, jejuns, na meditação da Palavra de Deus, no louvor e adoração, na humildade, e ardente desejo do coração, o Espírito Santo é atraído por aquela pessoa como a abelha é atraída pela flor.

O desejo sincero por Deus cresce no coração da pessoa e o Espírito Santo finalmente vem e a batiza com Sua presença e faz do seu coração a Sua morada. Este momento é marcado por uma alegria contagiante, um grande amor e a certeza inquestionável de que pertencemos a Deus e que nenhum problema pode nos abalar. A linguagem dos anjos vem e a pessoa fala em línguas, louva a Deus que lhe capacita para o aprendizado de mais palavras, e tornam-se mais fluentes com a prática. Depois desta experiência, o cristão passa por uma mudança extraordinária, passando a ter o caráter de Deus como fruto do Espírito Santo.

Procure dizer não a sua vontade, mas que sempre seja feita a vontade do Deus Altíssimo na sua vida. No momento em que isso acontecer, quando você se arrepender dos seus pecados e viver conforme dizem as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva, e o Espírito de Deus fluirá na sua vida e você será uma nova criatura; terá mudado totalmente o rumo de sua vida. Então você nasceu de novo. Agora você é filho de Deus. É preciso compreender que é imprescindível nascer do Altíssimo para poder ser chamado de filho, para ser o Altar e o Templo do Senhor. Do contrário, jamais alguém poderá reivindicar tal paternidade.

Esse ditado popular de que todos são filhos de Deus é uma grande mentira, pois como é possível crer que um herdeiro de Deus, Templo do Espírito Santo, possa estar, por exemplo, na condição de mendigo?

Como pode alguém ser o Templo de Deus, ter o próprio Deus dentro de si e viver na miséria, na iniqüidade, ser ladrão, macumbeiro, perverso; um verdadeiro incrédulo?

Esse deus não faz sentido para minha vida e tenho certeza que não é o Deus que todo o crente procura conhecer. Se somos filhos de Deus, certamente, seremos honrados por Ele e não viveremos na miséria. Seremos, obrigatoriamente, Seus herdeiros, possuindo direitos e privilégios que os demais não poderão desfrutar.

Por ser honesto, justo, íntegro, sincero e por falar a verdade, o filho de Deus leva imensa desvantagem em relação ao nascido da carne que normalmente possuem grande capacidade de enganar, mentir e iludir as pessoas e não podem discernir o mundo espiritual do mundo material.

Os nascidos de Deus têm o poder para vencer tudo, até mesmo o mundo, e, principalmente, conquistam a vida eterna, pois somente Seus filhos possuem discernimento espiritual. É esse atributo Divino que faz a diferença na vida dos filhos de Deus. O nascido da carne não morreu para o mundo.

É bom lembrar sempre que ninguém pode seguir o Senhor Jesus fazendo sua própria vontade e a dEle ao mesmo tempo. É impossível servir a dois senhores ao mesmo tempo. A pessoa agrada a si mesma ou irá fazer a vontade do Senhor Jesus e contrariar a sua própria vontade.

Assim é a criatura que nasceu somente da carne e que nunca consegue renunciar a própria vontade e desejos da carne pela obra do Senhor. A verdade é que, enquanto a pessoa não morrer para si mesma e para o mundo, o Espírito Santo não pode gerar nela uma nova criatura.

Nicodemos é um exemplo de nascido da carne (veja em João 3.2-7), e o Senhor Jesus não mediu palavras para definir a situação espiritual como autoridade religiosa. Nicodemos não foi reconhecido como um homem de Deus.

O nascido da carne acredita que seu trabalho religioso na igreja o faz aprovado como alguém espiritual. E isso não o difere daqueles que fazem caridade pelos aflitos com o intuito de agradar a Deus. É claro que a caridade é muito bem-vista diante do Altíssimo, mas não é suficiente para se alcançar a Salvação. Da mesma forma, o trabalho religioso não garante a Salvação de ninguém. Para Deus o importante não é o que a pessoa faz, mas o que ela é em relação as obras de Deus.

Até este encontro com Nicodemos, o Senhor Jesus jamais havia mencionado novo nascimento em toda a Escritura. Seus discursos focavam, sobretudo, o Reino de Deus, porém não faziam alusão ao nascimento do Espírito. Além disso, curava e libertava o povo de seus flagelos. Mas, justamente para Nicodemos, Ele falou sobre o novo nascimento.

Com certeza Nicodemos deveria ser o tipo do cristão atual: muito solícito na realização das tarefas religiosas, porém distante do caráter cristão. Ele deveria se sentir extremamente honrado e orgulhoso de sua posição religiosa, contudo era muito vazio do Santo Espírito de Deus.

Apesar de tudo, Nicodemos era um homem sincero na sua crença. Daí a razão pela qual o Senhor o privilegiou com essa revelação. Temos, por obrigação, sermos vasos limpos, para a glória do Senhor Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo.

Como ponte para o relacionamento da criatura com o Criador, a fé genuinamente cristã envolve muito mais do que os sentimentos fugazes do coração, pois ela é consciente. Do espírito humano para o Espírito de Deus; da mente humana para a mente do Senhor Jesus Cristo. Mas somente os nascidos do Espírito têm a mente de Deus: "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2.14-16)

Para quem não conhece muito bem o nosso Deus, podemos dizer que Ele é apaixonado pela humanidade, odeia incertezas, covardias, injustiças e um relacionamento morno. Deus é apaixonado pelo homem e não mede esforços para realizar os seus sonhos e vontade. Ele é portador de todo o amor e alegria. O soberano Senhor tem surpreendido muitos homens quando revela claramente que os quer como amigos, muito mais do que servos.

O sacrifício do Senhor Jesus foi nada mais nada menos do que um grito de Deus para o homem, sinalizando o seu desespero de amor e paixão pela humanidade. Sua maior expectativa é fazer o homem entender o que realmente significa o Seu plano de salvação. “. . . tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão. Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. (Isaías 41:9-13)

Nada mais pode ser tão importante na vida do ser humano que estar em paz com Deus e seguro da salvação eterna. O vestido de vestiduras brancas é colocado imediatamente apenas sobre aqueles que tiveram suas vidas lavadas com o sangue do Senhor Jesus Cristo. Diante do Deus-Pai, essas vestiduras brancas já é um fato consumado. A sua manutenção é de vital importância para que o nome do cristão nunca seja apagado do livro da vida.

Que a Paz esteja com você.

((((Plínio))))

Edição em 02/02/2008 15:19:00

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 05/07/2008
Reeditado em 01/08/2009
Código do texto: T1066806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.